Se você pretende ter um negócio online, já deve ter percebido que é preciso ser conhecido no seu nicho para que o público confie em você e, consequentemente, compre o seu produto ou serviço.
Isso quer dizer que, para ter sucesso, você precisa aprender como construir autoridade online. Mas o que é autoridade e como alguém que está começando agora pode construí-la?
Se esse é o seu caso, fique tranquilo. Nesse artigo, vou te explicar como a autoridade funciona e mostrar 10 dicas de ouro.
Todos nós temos um profundo senso de autoridade. Desde pequenos, somos educados para respeitar e confiar em figuras de autoridade, como professores, policiais e cientistas de jaleco, por exemplo.
De maneira geral, essa obediência permanece conosco até a vida adulta, mesmo quando algo não parece estar completamente certo. E por que essas informações são importantes para nós? Porque, no marketing digital, autoridade é o que gera mais resultados.
Então, se o seu objetivo é influenciar muitas pessoas e construir um grande negócio online, o melhor caminho é trabalhar esse seu lado. Assim como respeitamos pessoas em jalecos e uniformes policiais, também temos grande respeito por aqueles que têm autoridade, experiência e credenciais impressionantes.
Para resumir, podemos dizer que ter autoridade vai te transformar em uma pessoa que, aos olhos dos outros, merece ser ouvida e bem tratada.
O público interage e segue pessoas importantes mais do que outras. O Google, por sua vez, ranqueia sites e páginas importantes em melhores posições que os demais.
E como o Google sabe que as pessoas te acham importante?
De maneira geral, podemos dizer que eles sabem disso porque as pessoas linkam para você, e esses links são usados pelo Google para indexar e ranquear páginas.
O primeiro passo, então, é fazer com que as pessoas linkem para você e prestem atenção no que você tem a dizer. Mas como construir autoridade online?
Se você quer aprender como construir autoridade online, influenciar opiniões e comportamentos na internet, precisa se tornar alguém que os outros citem na web.
Para isso, a primeira coisa de que você precisa é um site ou blog rico em conteúdo, que comprove a sua autoridade. Atenção: há uma diferença entre um conteúdo que demonstra sua experiência e um site que apenas alega que você a tem. É justamente essa distinção que lhe permitirá ganhar o respeito do público.
Conheça quais serão as 10 regras para aprender como construir autoridade online e aplique!
Esse conceito surgiu antes mesmo da internet e já recebeu diferentes nomes. Basicamente, é o diferencial que faz a sua história ser lembrada pelo público.
Você pode se diferenciar de várias maneiras, mas ter um site de autoridade é indispensável. Na maioria das vezes, o que vai distingui-lo é justamente o quão único é o seu conteúdo. É por isso que essa é a regra principal, e todas as outras são como um suporte para ela.
Ao contrário do que muita gente pensa, um dos maiores obstáculos para o sucesso no marketing digital não é falta de tráfego, e sim de confiança.
Isso significa que, apesar de o maior objetivo do seu site ser o crescimento do negócio, seu esforço maior deve ser em entregar um valor que construa sua autoridade.
Uma boa maneira de fazer isso é produzindo conteúdos educativos, do tipo “como fazer”. Esses conteúdos atraem links, aumentam seu tráfego e ainda ranqueiam o seu site para palavras-chave relevantes.
O conteúdo base é aquele que mostra às pessoas o que elas precisam saber para aproveitar o seu site e fazer negócio com você.
Além disso, esse conteúdo precisa ranquear para a sua palavra-chave mais importante. E, para atrair mais links, ele precisa não apenas ser estratégico, mas também entregar valor.
Quem quer saber como construir autoridade online deve entender que ela envolve, basicamente, uma luta por atenção. Mesmo os mais experientes precisam estar constantemente se esforçando para não perder a competição.
O título do seu conteúdo é o primeiro indicativo se você terá ou não uma chance. Muitas pessoas leem o título, mas pouquíssimas leem o conteúdo. Como resolver esse problema? Com títulos matadores e irresistíveis.
Essa regra tem relação direta com outra regra já citada aqui: o que os outros falam de você é mais importante do que aquilo que você fala de si mesmo.
Então, qual é o segredo? Fazer amizade com pessoas influentes no seu nicho e dispostas a ajudar a comprovar sua autoridade. Também vale a pena se aproximar de pessoas influentes nas redes sociais e que possam divulgar seu conteúdo no Facebook, Twitter e onde mais for pertinente.
Quando se trata de conteúdo e lista de e-mails, trabalhar apenas uma das estratégias não faz tanta diferença assim. Não vale a pena criar uma lista e não ter algo de valor para enviar, assim como não vale a pena ter um site apenas para contabilizar as visualizações.
O melhor é fazer com que os visitantes do seu site queiram se inscrever para receber suas atualizações. Aos poucos, a atenção se transforma em autoridade e será mais fácil vender seu produto no futuro.
Cuidar do SEO do seu site não é tão complicado assim. Com algumas estratégias e ferramentas, você pode deixar o seu site completamente otimizado para os mecanismos de busca.
Se você não otimizar o seu site, não vai ranquear bem nos mecanismos de busca e perderá a disputa para alguém com conteúdo fraco e um conhecimento mínimo de SEO.
Mesmo algumas pessoas que entendem um pouco de SEO costumam não prestar atenção ao código do site. Você até pode fazer um trabalho de otimização maravilhoso, mas corre o risco de perder para outros sites se houver problemas com o seu código HTML, por exemplo.
Não importa se você usa WordPress ou outro sistema de gerenciamento de conteúdo; o importante é que o sistema escolhido seja amigável às técnicas de SEO.
Assim como nossas roupas influenciam a percepção que os outros têm de nós, o design do seu site também é fundamental para prender a atenção dos visitantes.
Não basta apenas fazer um excelente conteúdo: a maneira como esse conteúdo é apresentado faz toda a diferença. Além disso, também é essencial analisar a hierarquia visual das suas páginas.
Quando você ganha autoridade, acaba se tornando um líder. Isso significa que você terá grande poder, mas também grande responsabilidade.
As pessoas gostam de pertencer a um grupo e sentem necessidade de seguir um líder. Então, a pergunta que resta é: que tipo de líder você quer ser? Lembre-se: a autoridade pode (e deve) ser utilizada para construir admiração, confiança e respeito entre você e o público.
Com todas essas dicas de como construir autoridade online está na hora de colocar em prática. Comece agora mesmo e transforme o seu site ou blog em uma poderosa ferramenta de marketing!
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