Fazer um valuation é super indicado para mensurar o valor de mercado da sua empresa. Eu sempre digo que essa avaliação é uma percepção de mercado essencial para seu negócio. Então se você deseja saber como fazer um valuation acompanhe esse post!
O valuation é uma avaliação em que se define qual a situação do seu negócio, suas perspectivas de crescimento, posição que ocupa no mercado e previsão de retorno de investimento. É necessário uma análise bem elaborada quando se apresentar propostas para investidores ou tentar vender a empresa.
Realizar o valuation é a melhor forma de saber o valor da sua empresa frente ao mercado. Existem várias formas de calcular esse número e você deve buscar a que melhor se encaixa no perfil do seu negócio. Eu listei as três mais utilizadas e como funcionam. Confira abaixo como fazer o valuation:
Explora o potencial de sucesso e investimento de uma empresa. Para realizar esse cálculo você precisa de números comparativos com empresas similares (considere o tamanho, o setor, o fluxo de caixa etc). É como uma grande pesquisa de mercado, em que se compara X e Y para determinar o valor de X.
Recomendado para você que está chegando agora e abriu sua startup, pois deixa claro a expectativa de retorno dos investimentos.
A fórmula: Valuation = (fluxo de caixa) (1 + taxa de crescimento)/(custo médio ponderado de capital – taxa de crescimento).
Calcula os riscos de mercado e ajuda empresas com mais anos de experiência. É necessário ter um histórico de avaliação, por isso não recomendo que você utilize esse método se possuir menos de cinco anos de atuação.
Considero uma tremenda forma de fazer o valuation, é confiável e ótima para você que possui um pequeno negócio estável e deseja procurar investidores.
Soma todos os bens físicos e lucros brutos, recomendada para venda e não investimentos. Normalmente é utilizada essa avaliação por empresas que já estão estagnadas e desejam vender suas ações ou sede.
Você ainda tem alguma dúvida de como fazer o valuation da sua empresa? Deixe um comentário no post ! Aproveite e descubra sobre o que é inteligência de mercado e como ela pode transformar o seu negócio.
O trabalho remoto se tornou muito comum atualmente, porém contratar uma pessoa para trabalhar em home office não é uma...
Você sabia que o faturamento de uma empresa é bem diferente do lucro? Pois é, se você, empreendedor, ainda fica...
As boas ideias movem o mundo, principalmente o mundo corporativo! Veja as 7 ideias para negócios lucrativos e inovadores e...