Fazer um negócio crescer é fundamental para atingir o sucesso e, para fazer isso, é importante contar com o público. Diante disso, surge a pergunta: como construir uma audiência engajada?
Essas pessoas serão as responsáveis por possibilitar a venda de produtos, o fortalecimento da marca em um ambiente digital e engajamento nas redes sociais, tão importantes hoje em dia. Para conseguir tudo isso, veja as nossas dicas de como conseguir uma audiência engajada!
A primeira coisa a fazer é definir a identidade do seu negócio. As pessoas não se engajarão com aquilo que não conhecem, então antes de ficar conhecido do público, defina quem você é.
Estabeleça quais são os seus valores essenciais, o que você defende, qual é a sua visão e missão. Dessa forma, o público-alvo tem condições de conhecer mais a empresa, se identificar com ela e, principalmente, passar a consumir os produtos oferecidos por ela.
Quais são os seus potenciais clientes? O que eles buscam, quais os seus sonhos, preferências, passatempos e necessidades? No que o seu produto ou serviço impacta na vida dessas pessoas a ponto delas desejarem comprar o que a sua empresa oferece?
Responder a essas perguntas já é um bom começo para definir o seu público-alvo. Ele é importantíssimo para você direcionar os seus esforços de propaganda e, principalmente, é a partir dele que sairão os seus clientes. Não tem como construir uma audiência engajada sem sequer saber como ela é.
Em vez de tentar vender para o maior número de pessoas possível, que tal focar no seu público-alvo e, a partir dele, conseguir novas vendas? Uma ótima estratégia para isso é fazer os seus clientes compartilharem as suas opiniões sobre o seu trabalho. Seria uma versão atual do boca a boca, uma das maneiras de divulgar o seu negócio digital de graça.
Isso é fundamental quando falamos de engajamento: o público deve ser defensor da sua empresa, não apenas promovendo a qualidade do que é oferecido pelo negócio, mas também fazendo questão de ser fiel a ele.
Muitos empreendedores podem achar que quanto maior o público-alvo, melhores serão as vendas. Mas pensar assim é um engano que pode trazer muitos prejuízos.
A exclusividade é o segredo para fidelizar os clientes. Eles devem ter uma relação com a sua empresa tão forte que sequer cogitam comprar os seus produtos com a concorrência. O seu público-alvo precisa enxergar o seu negócio de uma forma especial e como o único que consegue, de fato, suprir as necessidades dele.
Portanto, não tem como construir uma audiência engajada acreditando que se deve falar com todo mundo. O engajamento começa a partir de pequenos grupos, que aumentam naturalmente ao longo do tempo, mas que permanecem coesos e têm uma forte identificação com a sua empresa.
Para você aprofundar os seus conhecimentos nessa área, veja como gerar conteúdo para blog e aumentar a sua audiência!
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