Diferentes soluções, fórmulas e estratégias para aumentar as vendas são abundantes na internet. No entanto, as que considero mais eficazes para obter resultados duradouros são aquelas que promovem o relacionamento com os clientes, como é o caso do inbound marketing, funil de conversão e outras técnicas que permitem que você aproxime o seu relacionamento com os potenciais clientes do seu negócio.
Essas técnicas de atração de clientes são extremamente vantajosas, pois geram até três vezes mais leads e custam até 62% menos do que táticas tradicionais do marketing.
O primeiro passo para aproveitar as técnicas de inbound marketing, funil de conversão e conteúdo para gerar vendas no seu site é identificar o seu público-alvo com excelência. É necessário que você tenha clareza de quais são as prioridades, dores, angústias e objetivos do seu público para direcionar o seu marketing corretamente.
A melhor forma de fazer isso é criar as personas. Elas trazem um perfil completo do consumidor do seu produto e fazem com que a sua visão sobre eles seja muito mais detalhada. Essa missão fica muito mais fácil se você segmentar o seu público em um nicho específico ao invés de tentar atingir várias parcelas da população ao mesmo tempo.
A trilha do consumidor é o próximo passo. Você deve identificar quais são as etapas de conversão e estabelecer quais são as ações necessárias para passar o consumidor de uma etapa à outra. Determinados estes fatores é a hora de criar estratégias para cada fase do funil de vendas.
A mudança de etapa do funil de vendas deve ser marcada por algum pré-requisito. Um visitante se torna lead em um momento específico: quando compartilha suas informações pessoais com a empresa.
Para que esse lead se torne uma oportunidade, é preciso estabelecer alguns critérios, que dependerão da maneira como você se comunica com a sua audiência e seus leads. Pode ser, por exemplo a leitura de uma quantidade pré-determinada de e-mail marketing, ou o acesso a uma página exclusiva para quem deseja saber mais sobre uma compra. A partir disso, o lead se torna alguém elegível para falar com um vendedor, por exemplo, tendo mais chances de conversão de vendas.
Gostou dessas dicas sobre o funil de conversão? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais estratégias de marketing.
Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...
2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...
Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...