Como andam as estratégias de marketing da sua empresa? Você sabia que o conceito de buyer persona pode ajudar o seu negócio a crescer? Confira esse artigo com dicas matadoras para criar a sua persona.
O termo é usado para designar um personagem semifictício para o seu negócio. Seria a definição do seu comprador ideal, é um aprofundamento no conceito de público-alvo com maiores direcionamentos e recortes de perfis.
Essa buyer persona é fundamental na criação das estratégias de marketing, elaboração de conteúdos para sites, definições de linguagem e planejamento das campanhas em geral. Isso porque ela direciona de maneira fácil e clara, as suas intenções para o seu cliente ideal, que aumenta as taxas de conversão de leads e acelera o processo do funil.
Incrível como essa buyer persona impacta no seu marketing digital não? Vamos aprender a criá-la.
Apesar de ser um personagem “fictício”, os perfis elaborados devem ser baseados nas reais impressões dos seus clientes, ou seja, não adianta criar um personagem fruto da sua imaginação. É preciso um estudo elaborado com dados e respostas obtidas através de formulários e enquetes. Veja alguns exemplos de tópicos na elaboração das perguntas:
Aqui você pode definir a melhor forma de recolher esses dados, seja através de landing pages, email-marketing ou definições internas de inbound marketing. Quanto maior o volume de dados e conhecimentos sobre o seu público, mais detalhada e direcionada será a buyer persona.
Agora que você já possui dados sobre o seu público, chegou a hora de analisar todas essas informações. Procure por padrões e tendências, coloque números em gráficos, crie planilhas, faça um bom uso de cada informação para montar um perfil humano.
Esse processo se assemelha com a montagem de um personagem em um roteiro cinematográfico, isso porque é nessa fase que você vai reunir os resultados de pesquisa e começar a elaborar uma “pessoa fictícia”. Esse perfil deve realmente ser completo, inclusive com questões subjetivas se necessário. O resultado final vai variar de acordo com o uso que seu negócio terá da persona, seja na produção de conteúdo, elaboração de campanhas, criação de produtos etc.
A dica é acrescentar nome e foto para essa persona, assim você realmente terá um consumidor com “rosto” para se focar.
Gostou de aprender a criar a buyer persona da sua empresa? Veja também 20 Cases de Marketing Digital que Você Precisa Conhecer e não deixe de acompanhar o blog!
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...