mensagem de cobrança para clientes

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Como Enviar Mensagem de Cobrança Para Clientes de Forma Amigável?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Entre os diversos desafios enfrentados pelos empreendedores, especialmente aqueles que se ocupam de cuidar da parte financeira da empresa, está a mensagem de cobrança para clientes. Lidar com eventuais inadimplências pode parecer muitas vezes complicado, já que implica não somente no caixa da empresa, mas na avaliação que o consumidor fará do seu negócio.

De qualquer forma, é importante que este seja notificado da melhor maneira possível. Confira neste artigo como enviar esse recado de forma amigável!

Por que enviar mensagem de cobrança para clientes?

O consumidor deve ser avisado de seus débitos com a empresa seja para quitá-los ou mesmo em caso de renegociação. Portanto, é essencial que a organização saiba usar os canais de cobrança adequados a cada caso, de forma que sejam objetivos, amigáveis e eficientes.

Preocupar-se em utilizar o canal correto para realizar as cobranças não só garante a eficiência como protege o negócio de “perder o cliente”, ou seja, evita que este deixe de consumir o produto ou serviço oferecido por uma má experiência na tratativa.

A tecnologia como aliada

Hoje em dia, com ao advento da tecnologia, o processo de mensagem de cobrança para clientes ficou muito mais fácil e intuitivo. Existem muitos meios, como as tradicionais cartas de cobrança e ligações feitas pela equipe responsável, e as atuais mensagens de texto por SMS e WhatsApp.

O importante é que o empreendedor analise os tipos de situação e entenda qual o canal correto para o tipo de cobrança e perfil do cliente.

Por exemplo, para enviar uma mensagem de cobrança para clientes que não tenham histórico de dívidas, o ideal pode ser um SMS. Essa é uma maneira simples e acessível, pois não demanda uma equipes de cobrança para realizar as ligações, bem como é uma forma menos invasiva de contato.

Além disso, vale lembrar que esse tipo de abordagem funciona mais como um lembrete do débito, o qual já deve ter sido feito por outros meios legais. No entanto, estimula o cliente a procurar a empresa para regular sua situação com a mesma.

A carta como forma de mensagem de cobrança para clientes pode ser enviada via Correios ou até por e-mail. Este último muito utilizado atualmente, já que o Smartphone possibilita a checagem a cada e-mail recebido e, consequentemente, interfere na agilidade de resposta do cliente.

O que achou das nossas dicas de como notificar seus clientes de maneira amigável? Invista em recursos que diversifiquem seus canais de comunicação e continue navegando pelos conteúdos da Ignição Digital.

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