Sabe aquele antigo ditado de que não é possível agradar gregos e troianos ? No mundo do mercado digital isso também é uma verdade, e o nome utilizado para definir as pessoas que não estão satisfeitas com o seu negócio é cliente insatisfeito.
Com a internet ao alcance da maioria das pessoas, e principalmente por meio das redes sociais, tem sido ainda mais fácil e rápido propagar as insatisfações. Mas não se desespere!
Se você está passando por esse problema no seu negócio, fique tranquilo pois preparei ótimas dicas para te ajudar!
Lidar com clientes insatisfeitos pode ser bem frustrante. Veja como driblar isso da melhor forma:
Você precisa ter a noção clara de que mesmo que faça tudo bem feito, sempre haverá alguém que não estará completamente satisfeito com o que você faz. Por isso, não se preocupe quando os clientes insatisfeitos começarem a aparecer.
O primeiro passo que você precisa tomar quando isso acontecer é dar muita atenção a essa pessoa. Escute tudo o que ela tem para falar, e tente entender os motivos dela não estar satisfeita com o seu serviço ou produto.
Quando você tenta compreender as razões do cliente insatisfeito, com isso mostra que se interessa pelo que ele tem a dizer. Essa é minha segunda dica!
É muito importante que seus clientes nunca se sintam ignorados, principalmente quando fizerem uma reclamação.
Então, mostre que você tem interesse no que eles têm a dizer. Isso significa que você precisa tentar compreender se o motivo da reclamação é justo ou não. E mesmo que não seja uma causa legítima para tanta insatisfação, mostrar-se interessado. Isso significa também não discutir e querer rebater os argumentos de quem fez a reclamação.
Evite interromper a pessoa enquanto ela faz uma reclamação. Escute tudo o que ela tem para falar até o final. Com isso, você permite que ela extravase e consiga verbalizar tudo o que está pensando.
O importante aqui é você ter muita paciência!
Esteja pronto para ajudar da melhor maneira possível, mesmo que isso signifique apenas direcionar o cliente insatisfeito para ele mesmo resolver o problema que criou.
Mostre-se disposto a mudar as más impressões de alguém sobre o produto ou serviço diminui a tensão que uma insatisfação pode gerar.
Ficou com alguma dúvida? Aproveite que agora você já sabe como lidar com um cliente insatisfeito, e não perca as novidades da Ignição Digital!
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