Seu posicionamento perante o mercado é extremamente importante para mostrar a terceiros como sua empresa se comporta. Essa visão pode ser crucial na hora de atrair clientes, fornecedores e parceiros. Por isso, neste artigo separei como deve ser um exemplo de posicionamento de mercado a partir de grandes marcas.
O posicionamento dita a forma como você é lembrado e também o difere de seus concorrentes.
Além disso, a forma como você se coloca perante o mercado afetará pessoas que se identificam com seu posicionamento e ideologia. Por exemplo, caso seja uma empresa que foque na questão de sustentabilidade, provavelmente atrairá esse tipo de público.
Vamos supor que seja uma marca de shampoos que não realiza testes em animais. Protetores, veganos e simpatizantes da causa vão aderir a sua marca.
Por isso, a segmentação faz parte de uma estratégia de posicionamento. Além disso, outros aspectos interferem, como qualidade do produto ou serviço oferecido, custo-benefício, atendimento, novidades/tendências e popularidade.
Com tantos casos de sucesso, separei cinco marcas que são um exemplo de posicionamento de mercado para você se inspirar! Confira:
O refrigerante é prontamente lembrado ao reunir a família ou os amigos para confraternizações e almoços. A marca sempre se posicionou como referência de valores como amizade, felicidade, partilha, união e diversão, apoiando que todas as pessoas compartilhem momentos e experiências.
Já sabendo que a Coca-Cola era líder de vendas, a Pepsi foi bastante inteligente ao reconhecer que era a segunda opção. A campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”, mostrou seu posicionamento e conseguiu expandir a marca, atraindo mais pessoas e aumentando as vendas no mercado. O slogan ficou na cabeça de muitos consumidores que aderiram à campanha.
A Dove busca apoiar a beleza natural das mulheres. Essa valorização atraiu muitos clientes que se identificaram com o posicionamento e empoderamento feminino. O discurso é sempre voltado a um apelo emocional e a incentivar a aceitação.
A Apple é conhecida por seus recursos tecnológicos de alta qualidade, trazendo sempre novidades ao mercado. Também é sinônimo de status e se posiciona como uma marca que oferece elegância e exclusividade. Um dos pontos mais lembrados é a alta qualidade das câmeras fotográficas e o design diferenciado, o que atrai muitos clientes.
Famoso por escrever o nome dos clientes no copo das bebidas, a Starbucks sempre focou na experiência do consumidor. Por atrair o público jovem, aposta em recursos diferenciados, descontraídos, humanizados e também tecnológicos.
Inspire-se e faça uma análise de sua marca para saber como ser um exemplo de posicionamento de mercado também!
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