As redes sociais são ferramentas incontestáveis para conseguir atuar na área de marketing digital e alcançar bons resultados em relação ao engajamento e relacionamento com clientes e possíveis consumidores. Portanto, o marketing no Instagram pode ser utilizado como uma estratégia para divulgar e promover empresas.
Para a obtenção de bons rendimentos, é necessário saber como aplicar e como atuar na rede de maneira eficiente. Nesse sentido, selecionamos algumas para quem quer investir na ferramenta.
Até a metade do ano de 2018, o Instagram chegou a mapear cerca de um bilhão de usuários ativos, essas pessoas acessam o aplicativo pelo menos um vez ao mês. A rede social surgiu em 2010 e era exclusiva para quem utiliza o sistema operacional IOS.
Em 2012 a ferramenta foi liberada para Android e os números de perfils cadastrados cresceu significativamente. Pouco tempo depois, o gigante Facebook comprou a rede social em ascensão. O resultado de tudo isso foi um crescimento exponencial, fazendo do Instagram a rede com mais engajamento de todas.
Ou seja, conhecer e entender as ferramentas disponíveis pelo Instagram é essencial para aplicar estratégias de marketing digital. Dependendo do tipo de negócio, a rede pode facilmente servir como uma vitrine para exposição de produtos e/ou serviço, aquisição de clientes e manutenção de um relacionamento com os atuais e futuros consumidores.
É notório o surgimento de um novo canal de comunicação que aproxima o usuário e a marca.
Ao longo dos anos o aplicativo passou por diversas atualizações, fato que hoje é possível aproveitar diversas possibilidades para conseguir atrair e impactar o público de interesse. No entanto, antes de traçar qualquer estratégia e iniciar o uso de qualquer ferramenta, é importante definir o público-alvo e compreender o que os usuários buscam ao navegarem pelo feed.
Nesse sentido, alguns instrumentos podem ser utilizados:
Para fazer marketing no Instagram de maneira eficaz, é importante criar uma conta comercial. Ao contrário dos perfils pessoais, o Instagram for business permite um acompanhamento completo dos avanços e resultados obtidos por meio das estratégias utilizadas para promoção de uma marca.
Ao criar uma conta pessoal é necessário realizar a sincronização com uma página no Facebook, o interessante é que as informações referentes à sua marca serão importadas para o novo perfil.
A partir de então, é possível acompanhar métricas e acompanhar os dados que envolvem as interações e engajamento com o público. Ou seja, por meio dessas informações é possível obter bons insights para desenvolver ações de melhorias.
Outra ótima estratégia para quem quer fazer marketing no Instagram é promover o perfil. Patrocinar postagens propicia que os usuários encontrem sua marca. Para realizar um anúncio é possível mapear o perfil do público que a empresa queira se conectar, portanto, a chance de encontrar clientes em potencial é grande, pois é provável que já exista um interesse prévio em conhecer e adquirir seu produto e/ou serviço.
Essa dica é primordial! Não adianta investir em anúncios para buscar potenciais consumidores se não é produzido conteúdo de qualidade e as publicações não são feitas com frequência. Pode ter certeza que, ao notar que o perfil não apresenta muitas novidades, a maioria dos usuários irão deixar de seguir a página.
Portanto, investir em fotos de qualidade, legendas bem escritas e conteúdos que possibilitem uma interação com o público é uma tarefa necessária para o sucesso de qualquer estratégia de promoção no Instagram.
Além de pensar na qualidade das publicações, é importante considerar a frequência. Para isso, a dica é definir um planejamento de postagens que deverão ser sempre realizadas.
Após criar conteúdo de qualidade e que possibilite a interação com o público, é provável que o relacionamento com seus seguidores melhorá e suas ações de marketing comecem a trazer maiores resultados. Sempre que possível é essencial responder aos comentários, evite deixar os usuários sem resposta.
Fique atento à ferramenta das mensagens diretas, conhecida também como “direct”. O espaço possibilita um contato mais direto com o consumidor, portanto, é um ótimo canal para desenvolver o seu atendimento.
Além dessas estratégias, a interação também pode ser desenvolvida por meio das suas publicações. Para isso, crie conteúdos que estimulem ações ativas do público, como, por exemplo sorteios, concursos culturais e enquetes.
Sem dúvidas, a ferramenta do Storie veio para ficar, não é mesmo? A audiência é alta e os usuários aprovam os conteúdos curtos e que permitem uma proximidade maior com a marca. Por isso, investir na ferramenta é uma excelente de conseguir um engajamento maior, visualizações e respostas. Nela é possível postar fotos, vídeos curtos, colocar textos, figuras e ainda criar enquetes. Sem dúvidas, os resultados não visualizados de maneira mais rápida quando comparados às publicações realizadas no feed.
O IG TV surgiu faz pouco tempo e já representa uma revolução na plataforma no Instagram. Se antes só era permitido publicar vídeos de até 1 minuto no feed e de 15 segundos no Storie, agora é possível postar conteúdos longos no IG TV. A ferramenta lembra bastante canais do Youtube, portanto, é uma ótima opção para quem pretende criar vídeos mais completos.
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