O processo de precificação de serviços é essencial para a realização de uma proposta comercial de sucesso. No entanto, definir um valor específico ainda gera bastante dúvidas para profissionais que atuam em diversos setores. Nesse sentido, neste artigo separei algumas dicas para ajudar com essa tarefa. Curioso? Confira na íntegra!
Como foi dito, qualquer empreendedor sabe o quanto é importante saber como precificar serviços. O maior dilema envolve o problema: o preço ser baixo demais e impactar diretamente no desenvolvimento do seu negócio ou ser muito alto e os clientes encontrarem ofertas melhores no mercado. Ou seja, qual seria o valor ideal?
A definição de um preço justo envolve diversos fatores, como por exemplo, custo da matéria-prima, mão de obra, gastos de produção, transporte e circulação. Fora isso, é importante pensar em aspectos como sazonalidade, perecibilidade, viabilidade e entre outros pontos.
Para uma boa precificação de serviços, é interessante definir passos para guiarem o processo. Resumidamente, a precificação poderá ser composta pelo seguintes fatores:
O custo do serviço deve envolver todas as necessidades impressíveis para a realização do produto e/ou serviço. Desde a matéria prima, mão-de-obra e aspectos logísticos. O cálculo do Markup pode ser uma ótima ferramenta para a determinação de um valor final.
Por meio da análise da concorrência é possível compreender o preço médio de um serviço e conseguir detectar tendências de mercado.
É essencial reconhecer qual é o perfil do seu público. Alguns dos fatores são, os hábitos de consumo, classe social, dores e necessidades. Por meio de uma pesquisa de mercado é possível conseguir compreender o cenário econômico atual e conseguir precificar serviços de uma maneira mais alinhada com o contexto encontrado.
E por fim, o valor agregado de um produto e/ou serviço é a quantia diferencial que faz com que ele seja detectado como algo barato ou caro em comparação à visão do consumidor.
A partir do entendimento de quais componentes devem está associados ao processo de precificação, é possível selecionar a estratégia mais adequada e alinhada ao objetivo de rentável de uma empresa. Veja:
A estratégia de precificação por meio da análise de custos é a metodologia mais simples. Nesse processo, é importante compor o preço de um serviço adicionando um percentual referente aos custos de produção.
O estudo por meio da concorrência é uma boa tática de precificação, principalmente quando é difícil conseguir mapear todos os custos de uma operação. Entende os processos e os valores cobrados por empresas do mesmo setor, auxilia na definição de valores alinhados ao mercado e igualmente competitivos.
Outra metodologia de precificação é por meio da observação da demanda. Com esse modelo, um valor é percebido e é determinado um preço visando o que o cliente está disposto a pagar. Em todo caso, o preço final deverá ser maior do que o os custos da opção.
Se você está começando um empreendimento e não tem experiência com estratégias de precificação de serviços, duas ideias podem ajudar no processo:
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