Não tem nada pior do que verificar suas contas e encontrar algumas surpresas, não é mesmo? Para evitar qualquer tipo de imprevisto no setor financeiro de sua empresa, o melhor é fazer uma conciliação bancária.
Com a verificação dos saldos, lançamentos e datas do seu extrato, a conciliação bancária consegue identificar se não há nenhuma inconsistência.
Como eu já disse, a conciliação bancária se trata de um comparativo entre os seus dados e seu extrato, de maneira que você tem total controle sobre a sua situação no banco e consegue administrar o seu dinheiro.
A maior vantagem de fazer uma conciliação bancária é garantir que você não irá sofrer nenhum tipo de fraude, seja interna ou externa.
Além disso, se adequar a esta rotina irá possibilitar que, no caso de algum prejuízo ou erro bancário, você possa perceber a situação de maneira mais rápida. Assim, você poderá resolver o problema com mais agilidade.
Pensando na importância deste processo, eu montei um passo a passo para que vocês possam entender as vantagens e como fazer uma conciliação bancária.
Quanto mais você demora para atualizar os dados em seu extrato bancário, maior é a chance de você se perder. O ideal é que você atualize todas as movimentações diariamente.
Desta forma, sempre que você receber dinheiro de clientes, pagar salários e contas, é necessário efetuar o registro no mesmo dia.
Sempre que você tiver algum tipo de movimentação programada, confira se ela realmente aconteceu e se foi na data certa. Também faça as contas de quanto você deveria ter de saldo em sua conta e veja se os valores batem.
Caso você faça essas verificações e apareça alguma diferença, tente identificar onde foi o problema e resolva-o. A correção imediata é importante para que você consiga manter uma maior organização.
Mesmo que você mantenha o controle de tudo, é necessário guardar comprovantes de pagamento de tarifas, boletos, contas, depósito de salários, entre outras coisas.
Isso porque as suas anotações podem estar batendo, mas pode haver algum erro no escritório de contabilidade. Como você tem os comprovantes e sabe qual é o valor correto, será bem mais fácil identificar os problemas.
Agora que você já sabe como fazer uma conciliação, não deixe de ler as outras postagens da Ignição Digital! Leia também sobre as vantagens de utilizar planilhas para organizar as informações.
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