Antes de saber como fazer uma DRE corretamente precisa compreender o que ela é. A sigla para o termo Demonstração de Resultado de Exercício é um dos mais importantes e básicos documentos contábeis que nós temos. Ele basicamente é uma ferramenta que indica se aquele empresa está tendo lucro ou prejuízo, considerando um determinado período.
Uma Demonstração de Resultado do Exercício é como um resumo das operações financeiras de uma empresa em um determinado período. O maior objetivo do documento é deixar claro que aquele empreendimento está experienciando lucro ou prejuízo.
A partir dos dados de receita, custo e despesa aplicados dentro do regime de competência. O período estipulado costuma ser de um ano. Dessa maneira o empreendedor consegue enxergar a situação da empresa ao longo de 12 meses.
Agora que você já sabe tudo sobre o conceito dessa demonstração financeira, é hora de saber como fazer uma DRE. A estrutura dessa demonstração contábil está definida de acordo com a lei n° 11.638/07, publicada em 27 de dezembro de 2007. Basicamente, ela é feita da seguinte maneira:
Porém, é sempre realizada em uma planilha, a fim de oferecer informações mais claras para quem está fazendo a consulta. O resultado final é chamado Resultado Líquido e considera todos os ganhos e perdas daquele período determinado.
Porém, também há várias outras informações importantes que podem te ajudar a compreender diversos facetas da performance de uma empresa. De qualquer forma, não há outra maneira de apurar informações de operações rentáveis se não souber como fazer uma DRE.
O mais interessante dessa demonstração é que ela é a mesma para todas as empresas, não importando o porte da organização. Como está definida na lei, não há espaço para alterações no processo.
Gostou de saber como fazer uma DRE? Para mais conteúdo sobre finanças e empreendedorismo não deixe de acompanhar a Ignição Digital!
A gestão do tempo e produtividade são conceitos muito presentes na nossa vida. Entender a sua importância e mudar alguns...
Você conhece o conceito de Custo de Aquisição? Ele é uma das métricas mais importantes para o Marketing, já que...
Um deles é alguém capaz de inovar processos de uma empresa, criar novos produtos e dar ideias fora da...