Quem trabalha ou mesmo se interessa por marketing digital, com certeza já ouviu falar de call-to-action. Aqui na Ignição Digital, por exemplo, nós utilizamos esse recurso o tempo todo!
Esse é um recurso que serve para instruir o seu público sobre o que deve ser feito a seguir, e isso funciona para uma série de formatos diferentes, desde e-mail e landing pages até mesmo artigos de blog e campanhas em redes sociais.
Eu já te contei que, essencialmente, o call-to-action serve para fazer com que um determina usuário faça uma ação, certo?
Mas não é uma simples ação sem nenhum objetivo. Esse recurso serve para levar o visitante para a próxima etapa do seu funil de vendas e incentivar conversões.
Você pode, por exemplo, linkar um post relacionado ao final de um artigo de blog, ou um material rico em uma landing page.
É preciso pensar no CTA como uma forma de aproveitar oportunidades.
O que acontece é que você não pode simplesmente esperar que um simples “clique aqui” vá fazer com que aquele usuário faça o que deseja, entende?
Mas não se preocupe, eu tenho algumas estratégias que considero cartas na manga para escrever os melhores call-to-action.
Porém, antes de tudo, você precisa ter algumas coisas em mente:
Muitas pessoas usam o CTA no final de artigos de blog e em LPs, mas esquecem que o recurso também pode — e deve — ser utilizado de outras maneiras.
Na home de seu site, por exemplo, você pode sugerir um ação relacionado ao produto ou serviço que vende. Se é um curso, um “inscreva-se já” pode fazer a diferença.
Já nas redes sociais, você pode escolher ações que estejam relacionadas aos objetivos de suas campanhas. Neste ponto, é muito importante que não se esqueça de analisar a etapa do funil, assim pode levá-lo para a próxima etapa.
Em anúncios funciona da mesma maneira, mas aqui você não pode esquecer que as copys costumam ser mais curtas, então palavras de efeito imediato são as melhores opções. Lembre de caprichar nessa!
Por último, temos os materiais ricos. Nestes, o CTA com links é essencial. Tente levar o seu leitor para o blog, por exemplo.
Se você chegou até aqui, já entende exatamente o que é um call-to-action, seus diferentes objetivos, onde pode aplicado e no que deve prestar atenção para criar um realmente efetivo.
Agora chegou a hora de conhecer alguns exemplos de CTAs que funcionam muito bem, assim você pode se inspirar para criar os seus! Veja:
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