Lean thinking é um termo de língua inglesa que, em uma tradução livre, significa algo como “mentalidade enxuta”.
Esse conceito é, na verdade, um tipo de filosofia. A ideia é trazer o máximo de valor com o mínimo de desperdício em uma estratégia de negócios.
Apesar de parecer uma ideia contemporânea, o lean thinking é baseado no conceito do Sistema Toyota de Produção, o Toyotismo. A origem vem da década de 1980, mas foi apenas em 1990 que o conceito se tornou famoso no mundo, depois da publicação do livro “A Máquina que Mudou o Mundo”.
Hoje eu desenvolvi um conteúdo completo sobre essa filosofia de gestão de produção para você compreendê-la de uma vez por todas e ainda descobrir como pode fazer para aplicar no seu negócio.
Criar mais valor para os clientes com menos recursos. Isso é lean thinking. Na época em que desenvolveu esse método, a Toyota não estava entre as maiores montadores do mundo — nem perto disso, na verdade.
Cinte anos depois, em 2009, ela havia se tornado a maior fabricante de automóveis do planeta em volume de vendas. Com um resultado incrível desses, nada mais justo do que aplicar a ideia em outras indústrias também.
A filosofia conta com cinco princípios ou passos que devem ser seguidos em ordem para alcançar os objetivos.
1. identificar o que é de valor para o cliente;
2. mapear o fluxo de produção e identificar os desperdícios — dissecar a cadeia produtiva e separar os processos entre os que geram valor, os que não geram valor e os que não geram valor, mas são necessários para o funcionamento da empresa;
3. estabelecer um fluxo contínuo para os processos;
4. estabelecer a produção puxada — neste ponto a empresa para de empurrar os itens para o consumidor comprar por meio de promoções e outros incentivos. É ele que passa a “puxar” a produção e, dessa forma, os produtos não são esquecidos parados no estoque;
5. a busca pela perfeição — a partir daqui é preciso se guiar pelo busca pelo aperfeiçoamento. É a melhoria continua de tudo aquilo que envolve o fluxo de produção.
Apesar de ser frequentemente aplicada e mais conhecida por seu sucesso quando o assunto é produção em escala, o lean thinking também é entendido como um sistema de gestão e estratégia de negócios voltado para aumentar a satisfação dos clientes.
Apesar dos cinco passos para a implementação do sistema de lean thinking serem muito bem definidos, é preciso entender como fazer isso funcionar na prática.
Você já sabe que o objetivo da estratégia é reduzir desperdícios quando, ao mesmo tempo, está maximizando o valor para o cliente. Para começar a buscá-lo de maneira sistemática, o primeiro passo é identificar, priorizar e eliminar os desperdícios ao longo das cadeias de valor.
A ideia central é criar processos que precisem cada vez menos de esforço humano, que peçam menos espaço e também, é claro, menos dinheiro para funcionar.
A partir daí, será possível oferecer os seus produtos ou serviços com muito menos custo para o cliente e com menos problemas ou defeitos, o que é uma enorme vantagem em relação aos sistemas tradicionais.
Inúmeras empresas conseguiram alcançar resultados excepcionais com a implementação do lean thinking e a sua também pode ser uma dessas!
Agora que você aprendeu de maneira simples e sem termos técnicos difíceis de entender, seu processo de implementação da filosofia na empresa será muito mais assertivo e você poderá, finalmente, maximizar a entrega de valor com a menor quantidade possível de desperdício.
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