Ter um site institucional é muito importante para sua empresa e pode ser um fator decisivo na hora de alguém escolher você e não o seu concorrente.
Atualmente, as pessoas pesquisam muito pela internet e consomem não somente informações, mas serviços e produtos. Caso você não tenha um site, dificilmente irá aparecer para seu potencial comprador na hora da busca.
Além disso, o site pode ser gerador de conteúdo, com um blog que ajuda a alimentar estratégias de marketing. Ele também pode fazer parte das redes sociais, utilizando, por exemplo, o Instagram Shopping — funciona como um e-commerce diretamente na plataforma.
São várias as formas de vender na web e ter um site institucional é primordial! Você entenderá melhor sobre isso neste artigo.
Ao longo do texto, você verá:
Um site institucional é uma página virtual que fornece informações sobre sua empresa. Ele é uma forma de mostrar que você existe na web, contar sua história, quais são seus serviços e/ou produtos e dá até mesmo para vender pelo meio digital.
Como falamos anteriormente, o uso da internet aumentou e continua crescendo bastante. Segundo a edição do ano de 2018 da pesquisa TIC Domicílios, os números subiram de 67% para 70%.
Isso significa que 70% da população usa a web de alguma forma.
Já com relação ao consumo de produtos e serviços em meios digitais, os dados divulgados em 2019 do levantamento da NZN Intelligence mostram que 74% das pessoas preferem comprar on-line.
Perceba quantas oportunidades você perde por não ter um site que divulgue sua empresa. Os números são bem consideráveis para você ignorar a importância de estar presente no meio digital.
Dessa forma, o intuito principal ao ter um domínio na web é ser conhecido nesse meio. Além disso, você passa mais confiança e credibilidade aos usuários.
Pense só que você está precisando encontrar uma empresa que venda pisos de madeira e um conhecido te indica a empresa X. Você, com sua rotina corrida, não consegue ir até a loja física — pois é um pouco longe de onde mora.
Um caminho prático e lógico é ir pesquisar sobre ela na internet, assim você não perde tempo indo até o local e correndo o risco de não gostar de nenhuma opção.
Porém, ao pesquisar na web, você não encontra absolutamente nada sobre a empresa.
Certamente, você desconfiaria se ela realmente existe ou se é mesmo um bom negócio a se fazer, certo? Provavelmente, nessa busca, iria encontrar outras empresas que vendem o mesmo material e optaria por alguma delas, o que te daria bem mais praticidade.
Isso significa que a empresa X perdeu um cliente por não ter informações on-line! Sem falar que, se você gostasse do material e do trabalho feito, poderia até mesmo indicá-la para outros amigos ou fazer uma ótima avaliação do lugar na própria internet.
Percebeu a importância do site institucional?
Outra possibilidade é o usuário, que entende que tem a necessidade de comprar pisos de madeira, ir pesquisar lojas que vendem o material e, obviamente, não irá encontrar você se não tem um site on-line. Caso seu nome apareça em algum momento na busca, ele vai tentar comprovar que sua empresa existe e não conseguirá.
Ou seja, o site serve para:
Para criar um site institucional, você precisará primeiro definir se será apenas um site + blog ou também terá uma plataforma de e-commerce.
O blog é importante para gerar conteúdo, atrair visitantes e melhorar seu posicionamento nos buscadores.
Depois disso, você deve escolher o nome do site e qual será o domínio.
Já a próxima etapa é definir qual será o serviço de hospedagem. Algumas opções são:
Por fim, você deve escolher a plataforma que irá dar vida ao seu site. É possível criá-lo em cima de um sistema de gerenciamento de conteúdo, com plataformas como o WordPress e Drupal.
Outras opções são uma plataforma de loja virtual, o que é ideal para e-commerces, como o Magento e WooCommerce. Ou, ainda, um criador de sites, em que você pode personalizar o layout da forma que preferir, como o Wix e HostGator, por exemplo.
Após a parte prática, você deve ter esquematizado quais informações devem conter no seu site institucional, sendo as principais:
Além disso, use imagens e um mapa na localização, caso tenha uma loja física. Já para e-commerce, tenha descritivos sobre cada produto, informações de compra e troca, valores, condições de pagamento, selos de segurança, entre outros.
Lembre-se sempre de manter as informações atualizadas, deixar suas páginas rápidas e otimizar seu site para uso em mobile.
Neste artigo, você viu que um site institucional é seu cartão de visitas na web, é uma forma de ter presença digital e como isso influencia nas vendas e na conquista de novos clientes.
O site ajuda a divulgar sua empresa e passar confiabilidade. Além disso, você conferiu os passos para criar um e algumas dicas de que tipos de informações devem estar inseridas em sua plataforma.
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