Conhecer os stakeholders da sua empresa é essencial para criar valor para eles, sejam clientes, colaboradores, gestores, investidores ou a própria comunidade em que está inserida.
Quando for preciso fazer uma tomada de decisão, os stakeholders sempre são levados em consideração. A empresa deve buscar atender todas as partes interessadas em prol de uma maior estabilidade.
Ao longo deste artigo você vai aprender:
Stakeholder é uma palavra de língua inglesa que, em tradução livre, significa “parte interessada” ou “público de interesse”.
O termo apareceu pela primeira vez em 1963, em uma publicação do Stanford Research Institute, definido como um “grupo sem cujo apoio a organização deixaria de existir”. Porém, a definição como conhecemos hoje remonta aos anos 1980, quando um filósofo estadunidense, Robert Edward Freeman, ampliou o termo.
Para ele, o stakeholder é qualquer um que seja, de alguma forma, impactado pelas ações da empresa, e é essa a definição que utilizamos hoje no universo da gestão de projetos.
Essencialmente, se uma empresa deseja crescer no mercado e alcançar o sucesso, é preciso mostrar valor para aqueles que se interessam por ela. Essa visão mudou completamente a maneira com que as empresas pensavam a tomada de decisão, porque passaram a considerar mesmo aqueles indiretamente impactados pelas ações.
Existem dois tipos diferentes de stakeholders: os primários e os secundários.
Os primários são os principais, os mais importantes para qualquer organização. Eles estão diretamente ligados com o negócio e, muitas vezes, podem ser até mesmo internos à empresa. Eles exercem influência direta. Muitas vezes também estão financeiramente ligados.
Alguns exemplos de stakeholders primários são:
Já o stakeholder secundário é aquele cuja atividade não está diretamente ligada àquela exercida pela empresa em questão. Além disso, geralmente também não estão economicamente ligados. Porém, podem ter o poder de moldar a opinião pública, como por exemplo:
Depois de Robert Edward, diversos autores subclassificaram os dois tipos de stakeholders em grupos ainda mais específicos.
Se você chegou até aqui, já aprendeu tudo sobre a definição do conceito de stakeholder e também conhece a diferença entre os primários e os secundários, mas como identificá-los corretamente?
Para isso, é preciso seguir um passo a passo. Veja:
Conclusão
Após o passo a passo acima, você terá sua primeira listagem de stakeholders. Porém, lembre-se de reavaliá-los de tempos em tempos, garantindo que o cenário não mudou.
Neste artigo você aprendeu o que é um stakeholder, a diferença entre os primários e secundários e também descobriu como saber quem são as partes interessadas de uma empresa.
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