A segmentação comportamental é uma estratégia de marketing que tem como objetivo dividir diferentes tipos de clientes em grupos específicos de gosto em comum. Por exemplo, usuários que apresentam o mesmo perfil por produtos ou se encontram no mesmo estágio do funil de vendas.
Há muitos benefícios e vantagens em fazer essa segmentação para as estratégias do seu negócio. Sabendo disso, hoje você vai aprender:
A segmentação comportamental une grupos de interesse comum como forma de direcionar estratégias de marketing mais efetivas para esses clientes. Se você é um empreendedor digital, certamente já deve ter ouvido falar do funil de vendas.
Essa ferramenta auxilia nas estratégias on-line de compra, venda, engajamento e até mesmo no comportamento de um consumidor. Cada etapa, isto é, estágio do funil, diz respeito a um comportamento, veja só:
Claro que cada um desses estágios têm objetivos diferentes, como atração, nutrição e conversão. Além disso, estratégias específicas são feitas com o auxílio do marketing de conteúdo e do e-mail marketing, por exemplo.
O fato é que independentemente de qual etapa seus consumidores se encontram, todos eles devem estar segmentados em grupos diferentes, afinal, como você viu, o comportamento não é o mesmo.
Agora você deve estar se perguntando: “mas como saber em que grupo um determinado consumidor se encaixa?” Por meio do histórico dele! Veja abaixo um exemplo:
Um usuário X consumiu seu conteúdo de blog sobre suplemento alimentar. Posteriormente, ele entra no seu site e procura sobre esses suplementos, mas não compra. Dessa forma, pode-se concluir que ele tem um certo interesse sobre o assunto.
Todos os outros usuários que também apresentarem esse tipo de comportamento parecido com o do usuário X estarão no mesmo grupo dele.
Sendo assim, com a segmentação comportamental, é possível promover e oferecer seus produtos de acordo com as necessidades do cliente.
Entre os benefícios de quem faz a segmentação comportamental, estão:
Além disso, é possível acompanhar as métricas do que realmente funciona para cada grupo e aumentar a probabilidade do público ser fiel à marca.
Como qualquer outra estratégia esse método também possui suas desvantagens.Talvez a principal delas seja a mudança constante sobre os interesses de um consumidor.
Todos os dias novas oportunidades entram no mercado e, com isso, podem mudar o comportamento do seu lead. Como você se baseia apenas em um histórico referente à personalidade, a mudança de interesse não poderá ser prevista.
Ela pode acontecer por inúmeros fatores, como influência de amigos, familiares ou influenciadores digitais, e até mesmo a consideração de um preço melhor.
Assim como existem tipos de segmentação demográfica, psicológica e geográfica também existe o da comportamental. Eles são baseados em alguns comportamentos, sendo os mais comuns:
No comportamento ocasional os consumidores são diferenciados de acordo com ocasiões, ou seja, na maneira como compram ou usam um produto e no modo como sentem essa necessidade de aquisição.
A segmentação por benefícios é feita da classificação daquilo que os consumidores esperam encontrar em um determinado produto. Por exemplo, uma pasta de dente clareadora. Quem procura por esse produto deseja, além de limpar os dentes, branqueá-los.
Aqui a ideia é segmentar com base no status do usuário, ou seja, em grupos de clientes atuais, ex-clientes, potenciais e aqueles que ainda não se tornaram um
A percepção de um mesmo produto muda de consumidor para consumidor, por isso, é importante classificá-los como:
Hoje você aprendeu a importância da segmentação comportamental e como fazê-la. Agora está ciente dos benefícios e desvantagens, além dos tipos mais comuns de segmentação. Preparado para aplicar essa estratégia na sua empresa?
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