O que é um Ebook? Como ele pode fazer parte das minhas estratégias?

Marketing Digital

O Que é um E-Book? Como Ele Pode Fazer Parte das Suas Estratégias?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Ainda não sabe o que é um e-book? Essa palavra é uma abreviação de  “eletronic book”, ou seja, é um livro digital. Atualmente, você pode criar conteúdo nesse formato, para atrair e engajar o seu público. 

O e-book é uma importante estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa. Quer entender melhor como o seu negócio se beneficiar disso? Neste artigo você verá:

• o que é um e-book?

•por que utilizar e-book nas suas estratégias?;

•como usar o e-book na sua empresa?

O que é um e-book?

Entender o que é um e-book é bastante simples.  O livro digital é uma ferramente extremamente eficiente, muito utilizada em ações de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Esse formato permite a produção de conteúdos infinitamente mais complexos e densos do que posts em blogs e artigos. Além disso, eles possibilitam abordagens variadas, didáticas e criativas.

Os e-books também possuem baixos custos de produção, tendo em vista que os gastos de impressão não existem e a aderência por parte dos leitores é fácil, via download, e-mail ou dispositivos específicos.

Por que utilizar o e-book nas suas estratégias?

Tratando-se de uma estratégia de marketing de conteúdo, para um visitante se tornar um lead, ele precisa de uma isca digital, uma recompensa ou um brinde.

Nesse contexto é que entra o e-book, agregando valor à sua estratégia, reproduzindo conteúdos e ensinamentos, além de permitir a conquista de confiança e notoriedade sobre determinados assuntos perante o seu público-alvo.

Não é por acaso que esse tipo de material rico é muito utilizado em ações de meio de funil, quando um prospecto já sabe que tem um problema e gostaria de encontrar possíveis soluções para ele. Essa resposta pode ser respondida por um e-book criado por você!

Ele ainda pode ajudar o seu negócios em várias outras estratégias. Veja quais abaixo:

Autoridade

Agregue conhecimento a discussões pertinentes do seu mercado, realizando estudos em forma de e-book. Assim, você será a referência no assunto e sua marca sempre será lembrada.

Brinde

O Que é um Ebook

Quando alguém adquirir o seu produto, parte da sua estratégia de pós-venda pode ser um e-book. Além do impacto positivo, você constrói um relacionamento duradouro com o seu cliente.

Vendas

O seu produto pode ser um e-book, sabia? Eles são uma solução barata e criativa na hora de comercializar e, além de leads, podem gerar faturamento para o seu negócio. Interessante, não acha?

Pagamento social

O Que é um Ebook
Voltando a estratégia de Marketing de Conteúdo, quando algum cliente se interessar por seu e-book, o pagamento social pode ser uma moeda muito eficiente. Cobre likes ou compartilhamentos e viralize o seu conteúdo.

Como usar o e-book nas suas estratégias?

Agora que você já entendeu o que é um e-book e a importância dele para o seu negócio, é necessário saber como produzir um e divulgá-lo.

Veja só o passo a passo que você irá precisar:

•identifique qual público deseja alcançar com o seu material rico;

•defina um tema que atenda as expectativas desse leitor;

•crie um conteúdo rico em dados, dinâmico e original;

•ilustre o seu e-book;

•pense no design;

•escolha onde irá divulgar o seu livro, pode ser enviado por e-mail por exemplo;

•crie uma landing page para destacar o conteúdo;

•promova o e-book nas redes sociais;

•divulgue o material para a sua base de dados.

Conclusão

Como visto, os e-books podem ser muito eficientes para a sua estratégia de marketing. Além de produzir um bom material, é importante que ele esteja relacionado com o público e você o divulgue!

Quer saber mais sobre como aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa? Confira outros conteúdos na Ignição Digital!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...