Na concepção de um novo negócio, criação de produto ou até mesmo para medir a aceitação do que vende pelo público, o questionário da pesquisa de mercado é essencial. Ele serve para realizar a coleta de informações relevantes e, assim, chegar a decisões bem mais embasadas e precisas, que farão com que seu negócio tenha mais força e chances de alcançar o objetivo traçado no plano de ação.
Ao montar um plano de negócios, ou até mesmo ao tentar validar uma ideia antes de lançar um produto no mercado, é preciso descobrir dados sobre o seu target (o público-alvo) e de seus concorrentes. É assim que surge a necessidade de realizar a coleta dessas informações. Para isso, usamos o questionário de pesquisa de mercado, que auxilia a descobrir exatamente o que precisamos saber.
Se você não sabe como realizar um questionário da pesquisa de mercado, não se preocupe. Elaboramos um exemplo que ajudará no processo, e o melhor é que ele pode ser adaptado ao seu negócio.
Mesmo com a ajuda de ferramentas de pesquisa de mercado, realizar um questionário demanda tempo, trabalho e investimento. Por isso, a primeira etapa é desenvolver um planejamento estratégico detalhado sobre o que você quer descobrir com o mesmo e como vai encontrar o público.
É preciso definir:
Tenha em mente que o questionário da pesquisa de mercado vai servir como uma forma de validar a viabilidade de algo. Tudo para que se tome decisões mais conscientes e consistentes.
O questionário de uma pesquisa de mercado deve ser desenvolvimento de acordo com os objetivos da mesma. Se você já sabe o que deseja, fica mais fácil definir o que perguntar.
Este exemplo de questionário é pensado para quem busca saber de maneira mais específica a percepção de seus clientes sobre um determinado produto.
O primeiro passo para desenvolver o seu questionário de pesquisa de mercado é conhecer o perfil do cliente. Você deve buscar quais dados são relevantes para o objetivo e fazer perguntas como:
A próxima etapa da elaboração do questionário da pesquisa de mercado é descobrir quais são as impressões do cliente sobre as características do produto, o preço de venda e também o grau de satisfação.
Algumas perguntas que podem solucionar essas questões são as:
Você pode deixar as perguntas abertas para qualquer resposta, o que trará um elemento qualitativo muito maior para a sua pesquisa, ou fechar as respostas em alternativas, facilitando a tabulação dos dados.
É importante reunir a maior quantidade de informações possíveis em seu questionário.
Ao longo deste artigo você pode compreender de maneira profunda o que é e para que serve o questionário de pesquisa de mercado, além de sua importância para qualquer novo produto lançado.
Aprendeu, também, sobre as duas etapas da pesquisa e o que deve ser concluído com cada uma delas. Agora, você já pode aplicar em sua própria empresa.
Agora que você já sabe como montar a sua pesquisa de mercado, confira as novas sacadas sobre empreendedorismo da Ignição Digital.
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