Saber como divulgar no Instagram é primordial para qualquer um que queira fazer sucesso na internet nos dias de hoje. Não importa se o que você está vendendo é um produto ou serviço, a plataforma oferece um universo de novas possibilidades.
Ao longo deste artigo você aprenderá sobre:
Antes de ter acesso às dicas para divulgar no Instagram, separamos alguns dados recentes sobre a plataforma, assim você pode entender como é importante criar um perfil de sucesso por lá:
Agora que você já entende o peso e a importância que a plataforma tem nos dias de hoje, será muito mais fácil aprender como divulgar no Instagram e vender mais.
Ter um perfil no Instagram para a sua marca é como ter uma verdadeira vitrine online: você encontrou uma forma incrível de gerar desejo e despertar vontade de comprar no seu público-alvo.
A presença nessa rede social ajuda ainda a aumentar a sua visibilidade, aproximar sua relação com seus clientes e construir autoridade. Para tudo ficar mais fácil, aqui vão as minhas melhores dicas de como divulgar no Instagram!
Comece fazendo um perfil profissional no Instagram for Business, assim você garante a possibilidade de expor seus canais de contato para seus seguidores, pode anunciar na plataforma, tem acesso aos Insights, dentre outras especificidades.
Não importa se estamos falando de uma imagem estática ou vídeo, como o foco do Instagram é esse, você precisa investir em imagens de qualidade. Essa é a forma que você vai ter para atrair a atenção das pessoas que estão passando pela timeline.
Você pode usar o Instagram como forma de instigar a curiosidade nos seus seguidores, fazendo, por exemplo, posts com closes em produtos que serão lançados ou montando mosaicos com uma foto recortada em vários pedaços que são postados aos poucos. Também é possível explorar bem esse gatilho com os vídeos, que podem ser usados como teasers.
O Stories é o recurso do Instagram que permite deixar uma foto ou vídeo no ar por 24h. Você pode usar ele para publicar fotos de bastidores, promoções relâmpago, etc. É uma ótima forma de passar sensação de proximidade para os seguidores!
O IGTV permite que vídeos mais longos sejam postados em um feed separado dentro do próprio Instagram, o que abre um novo leque de possibilidades.
Além disso, há, também, a nova funcionalidade no Instagram: o heels. Ela permite que microvídeos no estilo TikTok sejam postados também em um feed separado, assim como o IGTV.
Não adianta estar presente na rede social e não publicar por lá, por isso, para saber como divulgar no Instagram, é essencial que você determine e mantenha uma certa frequência nas postagens – tanto as do feed quanto as do Stories.
As hashtags são bastante úteis, pois muitas pessoas procuram conteúdo buscando por elas. Procure usar sempre hashtags que tenham realmente a ver com a sua marca e a publicação. Outra dica é criar uma hashtag para a sua marca, assim as pessoas vão poder usá-la quando publicarem imagens dos seus produtos.
O Instagram é um aplicativo e mesmo que exista uma versão desktop, a maior parte do tráfego acontece no app, ou seja, pelo celular. Se o seu site não for responsivo, os resultados alcançados podem ser abaixo do esperado.
A boa notícia é que já existem formas de facilitar a conversão. O site NowLink liga as fotos publicadas no Instagram com os produtos do seu site, levando seus clientes direto àquilo que mais chamou a atenção dele. Essa ferramenta pode ser usada por qualquer marca que tenha um e-commerce e um perfil no Instagram.
Além disso, o Instagram também conta com a funcionalidade Instagram Shopping, que permite que você leve seus usuários diretamente da foto postada no feed para o seu site.
Para anunciar no Instagram você precisa ter um perfil Instagram for Business, que é necessariamente ligado ao seu perfil no Facebook – onde vão ser criados e gerenciados os anúncios. Aproveite essa funcionalidade para levar a sua marca a ainda mais pessoas!
Ao longo deste artigo você aprendeu sobre a importância de se saber como divulgar no Instagram. Viu alguns dados atualizados e importantes sobre a utilização da plataforma no Brasil e no mundo, além de ter acesso às melhores dicas para colocar sua estratégia de divulgação em prática.
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