Ferramentas de Business Intelligence

Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

3 Ferramentas de Business Intelligence Que Você Precisa Conhecer

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você sabe o que é Business Intelligence? Mais conhecido popularmente como BI, a prática consiste em reunir e analisar dados relacionados à atividade de um negócio. Essas informações coletadas são extremamente importantes para planejamentos estratégias, assim como tomada de decisão.

Para obter esses dados internos ou externos corretamente, é fundamental fazer uso de algumas ferramentas de Business Intelligence.

Confira no artigo de hoje:

  • – o que é Business Intelligence;
  • – por que adotar essa prática;
  • – quais são as ferramentas de BI mais utilizadas.

Afinal, o que é Business Intelligence?

Business Intelligence ou Inteligência de Negócios refere-se ao processo de organização, análise e coleta de informações internas ou externas para, enfim, identificar novas oportunidades de mercado, vantagem competitiva e futuras oportunidades para uma empresa.

Com base nos dados coletados, então, é possível criar estratégias e tomar decisões mais assertivas. Sendo assim, o Business Intelligence é uma ótima forma de assegurar a estabilidade do negócio em ações de longo prazo, por exemplo.

Além disso, com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence (que abordaremos mais para a frente) você pode:

  • – auxiliar em outros sistemas de gestão corporativa, como ERP, CRM, etc;
  • – ampliar sua base de dados;
  • – dar suporte para aumentar a quantidade e a qualidade do fluxo de informações.

Ou seja, uma excelente estratégia para gestores, gerentes e coordenadores que desejam elaborar planos de ações mais seguros e objetivos.

Por que adotar ferramentas de BI para a minha gestão?

Embora o termo BI seja muito utilizado hoje em dia, ele não surgiu nos últimos anos. Seu surgimento foi em 1979 quando a empresa Gartner Group desenvolveu soluções tecnológicas para facilitar a tomada de decisão de seus gestores.

Porém, foi somente na década de 1990 que o termo ficou famoso e começou a ser utilizado no meio do empreendedorismo. Por fim, foi somente entre 2008 e 2010 que as empresas passaram a perceber a importância de coletar análises e desenvolver estratégias por meio de dados.

Atualmente, muitas empresas já fazem o uso de ferramentas de Business Intelligence e garantem conseguir resultados mais eficiente e com mais facilidade graças a tecnologia.

Em suma, as ferramentas de BI promovem uma maior compreensão de informações, de modo a garantir maior potencial competitivo. Inclusive, muitas garantem acessibilidade ao histórico de relacionamento em redes sociais, uma vez que esse é um canal excelente para:

  • – captação de leads;
  • – divulgação de produtos e serviços;
  • – vendas.

3 ferramentas de Business Intelligence

Abaixo selecionamos quatro ferramentas populares de BI. Escolha a que mais se adéqua ao seu negócio e, claro, seus objetivos! Confira:

1. Google Data Studio

Tem empresas que usam o Google Data Studio sem mesmo saber que ele é uma das poucas e melhores ferramentas de Business Intelligence, inclusive, gratuita! Para utilizá-la é bem simples: tenha uma conta no Gmail.

Por ser do Google, a plataforma se integra com outras ferramentas da marca, como Analytics, AdWords e Trends. Ou seja, é possível se beneficiar com estratégias para outras áreas!

Além disso, o Data Studio é totalmente intuitivo e gera relatórios de fácil compreensão, personalizados e compartilháveis.

2. Microsoft Power BI

No Microsoft Power BI é possível integrar diferentes fontes de dados, como planilhas de Excel, redes sociais, aplicativos na nuvem, entre outros. Seus painéis oferecem um entendimento amplo de métricas e possibilita a criação de relatórios e dashboards dinâmicos.

As atualizações podem ser feitas em tempo real e disponíveis para visualização em desktops, tablets e smartphones.

3. Adobe Analytics

O Adobe Analytics permite que você implemente, em tempo real, análises e segmentações detalhadas em todos os seus canais de marketing. Permite também identificar qual é o público-alvo de maior relevância para a sua estratégia.

Os relatórios podem ser personalizados e compartilhados por e-mails ou smartphones.

Conclusão

As empresas que adotam o Business Intelligence na sua gestão, com certeza, saem na frente no mercado competitivo. Afinal, com essa prática é possível adotar estratégias mais eficazes e assertivas para o negócio como um todo.

As ferramentas de BI são essenciais para quem deseja uma análise aprofundada, detalhada e, é claro, com foco no mercado!

Gostou do artigo? Outros como esse você encontra na Ignição Digital. Acompanhe!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...