Afinal, o que é engajamento? Possivelmente, você já deve ter escutado e até mesmo usado esse termo. Isso porque muito provavelmente precisou engajar a sua equipe ou os seus clientes. Mas será que você saberia dizer o real significado da palavra?
Neste caso acima, o sentido dado é que as pessoas (equipe e clientes) devem ser empenhadas, proativas e comprometidas com algo ou alguma coisa. Porém, existem também outras interpretações para a palavra engajamento, ainda mais depois do surgimento das redes sociais.
É neste sentido que o artigo de hoje vai abordar:
De acordo com o dicionário brasileiro, engajamento significa: “Ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. Participação ou posição ideológica em relação a questões políticas e sociais; militância: engajamento político; engajamento social; engajamento ideológico. Busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa…”
Podemos concluir, então, que o engajamento nada mais é do que um envolvimento/interação/participação de alguém colaborando com algo específico.
Com o surgimento das redes sociais, esse conceito passou a se tornar ainda mais presente no vocabulário das pessoas, mesmo aquelas que não trabalham em áreas de marketing digital e publicidade, por exemplo.
Por isso, nesse contexto, você sabe o que é engajamento? Já adiantamos que ele pode contribuir de forma positiva para a imagem do seu negócio.
Mas caso a sua resposta seja negativa, não se preocupe, vivemos para aprender! A seguir, separamos o significado e qual a importância de conquistar o engajamento do seu público-alvo. Anote as dicas e já comece a aplicá-las!
Se você quer que sua empresa cresça, crie autoridade e alcance cada vez mais sucesso, precisa conquistar e estimular o engajamento do seu público. Por onde? Pelas redes sociais! E caso sua marca ainda não esteja nelas, saiba que hoje não existe mais a opção de não ter presença on-line. O marketing digital é a forma mais eficaz e acessível, hoje em dia, de divulgar um produto ou serviço.
De forma simplificada, engajamento nas mídias digitais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outros, são os famosos comentários, curtidas, compartilhamentos, dentre outras métricas que servem para avaliar o envolvimento dos seus seguidores com a sua empresa.
Empresas que alcançam um alto nível de interação com seu público, demonstra que atingiu sucesso. Por quê? Simples, porque a interação, o envolvimento dos seguidores com a marca e os conteúdos publicados, é o que fará a mesma se destacar no mercado.
Pense que o engajamento é como um feedback que mostra que você está conseguindo alcançar quem realmente se interessa pela sua empresa. Além disso, é uma forma espontânea e gratuita de elevar seus posts e conquistar mais clientes.
Agora que você já sabe o que é engajamento nas redes sociais, já percebeu que é necessário dar a devida importância a ele, né? Afinal, com essa interação entre marca-consumidor você terá:
A principal vantagem de conseguir engajar seu público nas mídias sociais é conseguir estabelecer um bom relacionamento com eles, o que pode gerar até mesmo mais vendas.
Além disso, considere também que, quanto mais interação e engajamento você conquista, melhor é trabalhada a imagem da empresa. Por isso, dentre outros motivos, é sempre indicado que você tenha a criação de uma boa identidade visual — para que seu público de reconheça!
Hoje você viu como o engajamento é essencial para conquistar uma imagem positiva no meio digital. Além disso, aprendeu que é possível até mesmo conquistar novos clientes e efetuar vendas com essa métrica.
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