O organograma de empresas pequenas é uma estrutura que ajuda a entender o funcionamento do negócio. Mesmo quando há poucos profissionais, é importante que haja esse controle.
Quer saber como fazer um organograma? Neste artigo você verá:
- • o que é um organograma de empresas pequenas?;
- • para que serve o organograma em uma empresa?;
- • como fazer um organograma para empresa de pequeno porte?
O que é um organograma de empresas pequenas?
De forma resumida, um organograma de empresas pequenas nada mais é do que uma figura gráfica que representa a estrutura da organização. Essa estrutura pode ser representada hierarquicamente, nos processos multiníveis, no desenho organizacional, especificando cargos e funções, entre várias outras coisas.
Entenda que o organograma é muito necessário para deixar bem claro quais são as diretrizes da empresa, seja para visitantes, clientes, fornecedores, novos colaboradores, etc.
Muito utilizado por empresas gigantes para formalizar quem é quem no processo organizacional, o organograma pode ser uma ferramenta interessante também para pequenas empresas.
Ele ajuda a formalizar tudo o que envolve o negócio, seja no âmbito dos cargos, hierarquia, processos e o que mais você precisar!
Para que serve o organograma em uma empresa?
Como visto, o organograma ajuda a enxerga melhor a maneira que a empresa atua.
No caso dos novos colaboradores, por exemplo, isso pode ser facilitado por meio dessa ferramenta.
Além disso, o organograma de empresas pequenas ainda:
- • dá mais clareza dos níveis hierárquicos;
- • facilita o fluxo de trabalho;
- • auxilia no plano de carreira;
- • permite a capacitação da equipe.
Aprenda como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte
Entenda que o organograma é feito de caixas, sendo que cada uma representará um cargo ou função dentro do seu negócio.
Portanto, o primeiro passo de como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte é listar todos os cargos dentro da sua empresa. Não esqueça de ninguém, desde a equipe de limpeza, segurança, até o comercial, administrativo, gerencial, etc.
Depois de listar todos os cargos você precisa organizá-los conforme a hierarquia dentro da empresa. Por exemplo:
– Presidente;
– Diretor de Marketing / Diretor Comercial / Diretor Administrativo;
– Gerente de Marketing / Gerente Comercial / Gerente Administrativo;
– Analista de Marketing;
– Analista comercial;
– Vendedor externo;
– Analista administrativo;
– Assistente administrativo;
– Porteiro;
– Servente geral;
– Estagiário.
Feito isso, você precisa montar de fato o seu organograma. Cada caixa representará um respectivo cargo, sendo que as linhas serão os elos entre um e outro.
Por exemplo, o presidente tem uma linha direta com os diretores, que respectivamente tem linhas diretas com os gestores, que possuem linhas com analistas e assim por diante.
Depois de fazer essa parte, você precisa conferir todas as linhas de comunicação entre um setor e outro, além de oficializar o documento validando todos os cargos.
O organograma deixa claro a linha hierárquica de toda a empresa, sendo um instrumento importante para departamentos de RH, administrativo e também para os novos colaboradores.
Conclusão
Apesar de ser mais comum em grandes corporações, o organograma de pequenas empresas também pode trazer vantagens. Essa ferramenta ajuda a enxergar a hierarquia, organizar as equipes e até auxiliar o RH a montar planos de carreira.
Aprendeu como fazer um organograma de uma empresa de pequeno porte? Gostou do nosso artigo? Confira outros conteúdos assim na Ignição Digital!