Ter um pipeline de vendas (funil de vendas) é fundamental para melhorar a organização da sua empresa e ter mais previsibilidade sobre possíveis clientes e negócios fechados. Além disso, é possível criar uma estratégia e um modelo padrão para cada fase da negociação, otimizando os resultados.
Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este artigo. Nele, você encontrará:
O pipeline de vendas é um modelo que ajuda a deixar as etapas do processo de venda mais visuais e divididas por estágios. Assim, é possível entender melhor qual é a jornada de cada cliente em potencial e em que fase ele está do funil.
O funil de vendas é usado para entender o caminho de compra que o cliente pode percorrer. Isso oferece diversas vantagens, entre elas:
Para criar seu funil de vendas, é importante seguir alguns passos.
Para isso, existe um padrão clássico dessa jornada que consiste nas seguintes fases:
Porém, em conjunto, é necessário que a jornada de vendas esteja bem alinhada com as etapas do seu time comercial. Sendo assim, mapeamos em:
Após isso, é preciso também atentar-se ao pós-venda, onde você deve oferecer suporte ao cliente, continuar se relacionando, buscar por novas ofertas ou manutenções e, é claro, fidelizá-lo.
É importante sempre rever as etapas, repassar o processo de pesquisa do cliente, gravar as apresentações de proposta e negociações para, assim, conseguir encontrar pontos de melhoria.
Um indicador importante é o tempo médio gasto desde prospecção até o fechamento do negócio. Isso ajudará a compreender o tipo de cliente ideal para sua empresa e quais são os gargalos no processo. Quanto menos tempo gastar, melhor!
Neste artigo você entendeu o que é um pipeline de vendas, ou seja, quais são as etapas estruturadas da jornada de um potencial cliente até que ele chegue, finalmente, ao fim e feche negócio com sua empresa.
Com isso, foi possível compreender os inúmeros benefícios que ter esse funil de vendas padronizado oferece, como maior clareza das negociações, visualização de gargalos e aumento das vendas como consequência de uma área mais organizada.
Por fim, aprendeu como criar um pipeline com esse intuito, seguindo algumas etapas básicas de estruturação e planejamento.
Coloque essa estratégia em prática e compartilhe conosco nos comentários se isso potencializou os resultados das vendas da sua empresa! Aproveite e leia mais dicas para empreendedores na Ignição Digital!
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