O industrial factoring (fomento mercantil) é uma prática bem útil para fomentar o capital de giro de pequenas e médias empresas que não possuem sócios nem investidores. Por essa razão, precisam de capital inicial para começar suas atividades.
Para quem está pensando em contar com uma empresa de factoring, é preciso conhecer melhor como funciona essa transação. Por isso, neste artigo, você vai saber:
O factoring surgiu como uma atividade de negócio no começo do século 19 com o crescimento da indústria têxtil. Por isso, pode ser comum você encontrar o termo também como “industrial factoring”.
A palavra remete a “factory” (que significa fábrica, oficina, usina, feitoria) mas o termo em si quer dizer “fomento mercantil” ou “compra de faturamento”. No Brasil, a prática se consolidou nos anos 80 com a criação da Associação Nacional de Factoring, ANFAC.
De forma prática, o industrial factoring é uma espécie de instituição que fomenta e alavanca as atividades de empresas. O objetivo é expandir as vendas, eliminar dívidas e otimizar a capacidade gerencial financeira.
Em troca, a pequena ou média empresa dá créditos das suas vendas para essas instituições (o fomento mercantil) por meio de títulos.
Por isso, o factoring pode ser visto como um tipo de financiamento, no qual uma empresa vende suas contas a receber para uma segunda empresa com um desconto.
Por ser uma atividade econômica sem muita regulamentação, surgiram mais de uma modalidade de industrial factoring. Falaremos das mais conhecidas e utilizadas a seguir:
A factoring, então, adquire os produtos de um fornecedor — pagando à vista — e abre uma conta-corrente para amortizar os créditos na medida em que a empresa cliente vai vendendo.
Para que o factoring funcione bem, é preciso de três partes envolvidas. Elas são chamadas de Factor, Aderente e Devedor. Lembre-se que o factoring consiste na seguinte ação:
Empresa número um transfere suas contas a receber para uma empresa número dois com um desconto (que será direcionado para uma empresa número três).
Factor, aderente e devedor podem ser explicados da seguinte forma também:
Um negócio que deseja obter as vantagens do industrial factoring deve saber determinar seus custos, lucros, impostos, expectativas de lucro e riscos de prejuízos.
Tendo isso definido, é fundamental que o empreendedor também saiba que o tipo de transação e valores serão diferentes do que o seu colega empreendedor de outro negócio disse. Afinal, cada empresa tem suas particularidades e encontra-se em situações financeiras diferentes.
Neste artigo você conheceu uma prática financeira nova que pode servir de alternativa para alavancar seu negócio. Soube também quando ela surgiu, como funciona na prática e suas vantagens.
Para mais conhecimento sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e marketing continue acompanhando a Ignição Digital!
O trabalho remoto se tornou muito comum atualmente, porém contratar uma pessoa para trabalhar em home office não é uma...
Você sabia que o faturamento de uma empresa é bem diferente do lucro? Pois é, se você, empreendedor, ainda fica...
As boas ideias movem o mundo, principalmente o mundo corporativo! Veja as 7 ideias para negócios lucrativos e inovadores e...