Definir metas é fundamental para o crescimento de qualquer pessoa ou negócio. Sem elas, fica impossível saber onde estamos, para onde queremos ir e qual é a melhor maneira de fazer isso. Entender o que é uma meta SMART, conhecer exemplos de metas SMART e saber como criá-las é fundamental.
Muitas vezes, traçamos metas e objetivos que não são alcançados, e é exatamente para auxiliar no processo e aumentar as chances de cumprimento desses objetivos é que o modelo SMART foi criado.
Ao longo deste artigo você vai aprender:
Antes de entender o que é uma meta de SMART, primeiro é preciso compreender o que é, de fato, uma meta.
Apesar de parecer óbvio, é comum que muitas pessoas confundam metas com desejos, objetivos e propósitos. Por isso, vale ressaltar que as metas são etapas racionais. Então, os seus desejos e propósitos só serão realizados se você estabelecer metas para alcançá-los.
Unindo objetivos e metas, é possível criar parâmetros e indicadores como prazos, datas, quantidades e outras informações relevantes para a concretização de um propósito.
O conceito de meta SMART surgiu como uma espécie de complemento do conceito de meta que tem como objetivo tornar suas definições e cumprimentos ainda mais efetivos.
Mas, então, o que é uma meta SMART? Em poucas palavras, é uma metodologia para a criação das metas, o conceito que explicamos anteriormente. Essa metodologia usa como base 5 fatores diferentes que veremos a seguir.
Para entender como criar uma meta SMART é essencial conhecer os cinco atributos que devem defini-las. Veja quais são eles para criar suas metas.
Agora que você já entende o conceito, chegou a hora de conhecer 3 exemplos de metas SMART:
Suponha que uma empresa de calçados deseja aumentar seu faturamento. Usando o conceito de Metas SMART, a empresa estabelece o prazo, define um aumento percentual e, além de tudo, é específica e relevante.
Imaginemos que uma microempreendedora individual sinta a necessidade de diminuir seus custos. Com o conceito de Metas SMART, ela define em porcentagem o número que deseja diminuir, determina um período que a meta deverá ser cumprida e, claro, essa é uma meta relevante e contém especificidade.
Nesse último exemplo, vamos imaginar que um determinado negócio notou que seus clientes não estão tão satisfeitos com alguns pontos da empresa. Para melhorar a satisfação do cliente usando o conceito de Metas SMART, basta definir os pontos que precisam ser trabalhados e o período para cumprir.
A ferramenta de Metas SMART é poderosíssima e muito utilizada por empresas ou qualquer outro indivíduo que deseja atingir objetivos e bater metas. Ao longo deste artigo você conheceu o conceito e teve acesso a 3 exemplos de metas SMART para usar como base e criar aquelas que se adequem ao trabalho que você faz.
E você? Já utilizou essa ferramenta no seu negócio? Para mais artigos como esse, continue acompanhando a Ignição Digital.
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