Quando se coloca uma empresa para funcionar, basicamente, ela pode seguir cinco tipos de orientação de marketing diferentes. Então, é possível ser voltada para produtos e serviços, vendas, produção, marketing, mas também para uma orientação holística.
Conhecer essas particularidades é um passo a mais para garantir o bom desempenho da sua empresa. Sobre esse tema você verá:
• o que é orientação para o marketing?;
• para que serve a orientação para o mercado de marketing?;
• quais são os tipos de orientação de marketing?.
A orientação para o marketing é, basicamente, a filosofia que uma empresa deseja seguir. Como visto na introdução, a organização pode focar mais na produção, em serviços, etc.
Cada negócio pode direcionar esforços para uma área. Por isso, existem diferentes tipos de orientação de marketing. Não há apenas um caminho a seguir!
A orientação para o marketing serve para direcionar os esforços em uma direção. Assim, será mais fácil atingir um objetivo.
Em geral, as empresas definem isso assim que começam a funcionar, mesmo que de forma inconsciente. Os empreendedores pensar em focar mais na produção, por exemplo.
Porém, é possível mudar a estratégia ao longo do tempo, desde que seja feito um plano de ação.
Há no total cinco tipos de orientação de marketing. Veja só:
Quando adotam esse tipo de orientação, as empresas passam a produzir produtos que realmente atendem às necessidades dos seus clientes. Ou seja, há uma preocupação em saber quais são, de fato, as dores dos consumidores, para que, a partir daí a companhia consiga desenvolver produtos ou serviços que supram essas necessidades encontradas.
[adinserter block=”12″]
O termo “holístico” significa “igual ao todo”. Sendo assim, podemos dizer o marketing holístico tem como propósito se atentar à diversas etapas, processos e relações. Nesse sentido, é uma estratégia que não foca apenas nos clientes, mas também na sociedade, nos concorrentes, fornecedores e até nos próprios funcionários, que devem trabalhar de forma conjunta e harmonicamente.
Nesse caso, acredita-se no poder da qualidade e do desempenho do produto ou serviço que é comercializado. Segundo essa orientação, basta produzir algo que é bom e que tenha preços justos que os consumidores se interessam. Ao contrário da orientação para o marketing, não há um pensamento de solucionar problemas ou satisfazer necessidades.
Essa orientação para marketing defende que os consumidores não compram em quantidades suficientes. Diante disso, as empresas se esforçam, com promoções e estratégias de venda, de modo que a resistência natural deles seja quebrada e, com isso, a empresa consiga gerar sempre mais e mais compras.
Na orientação para produção, a concepção é que os consumidores preferem produtos baratos e fáceis de serem encontrados, pois eles não estão interessados em refinamentos, mas sim no próprio produto. Aqui, encaixam-se empresas de distribuição em massa, que desejam baratear o custo de produção com o aumento da produtividade.
Como visto neste artigo, a orientação para marketing consiste na definição das prioridades de uma empresa. O seu negócio pode focar mais na produção, nas vendas, etc.
Vale pensar nesse aspecto antes de começar um projeto para já traçar as melhores ações.
Gostou da explicação dos tipos de orientação de marketing que existem? Espero que sim! Se tiver alguma dúvida, a deixe nos comentários. Vou adorar ler. Se quiser saber muito mais sobre marketing, inclusive sobre estratégias de marketing, continue navegando pelo Ignição Digital!
Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...
2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...
Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...