Você sabe por que criar e-books que vendem? Quem trabalha com marketing digital já deve ter ouvido falar sobre os materiais ricos. Eles são parte importante do marketing de conteúdo, utilizados para gerar e nutrir leads.
Tais conteúdos são mais aprofundados e educativos, normalmente disponibilizados para download. O material mais comum é o e-book.
Produzir esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de construir sua autoridade e mostrar ao público quem você é e o que está vendendo.
Neste artigo você verá:
Primeiramente, é necessário pensar que a produção e venda de informação de qualquer tipo é um verdadeiro exercício de marketing. Todos os fatores envolvidos – assunto, posicionamento, técnicas, formato etc – devem ser decididos a partir daquilo que o público está disposto a comprar.
Entre as vantagens de criar e-books que vendem podemos citar:
Confira as dicas de como fazer um e-book:
Inicialmente é necessário avaliar para quem você quer vender seu e-book? Para isso, é necessário definir a sua persona, pois é ela quem guiará toda pesquisa, produção e divulgação.
Essa é uma das etapas mais importantes para criar e-books que vendem. Por isso, sempre opte por um tema com o qual você possui afinidade e tenha conhecimento profundo, pois é preciso transmitir credibilidade ao leitor.
Se você não tem noção sobre qual tema escolher, é possível pesquisar entre os potenciais concorrentes e as tendências no Google Trends.
Dentro do tema que escolher, quais são os principais tópicos para serem abordados? Com isso, é possível organizar melhor as ideias e os capítulos, de forma a dar compreensão ao seu texto.
Ferramentas de pesquisas de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, podem ajudar nessa seleção.
O uso de imagens favorece a leitura e deixa o e-book mais interessante. Você já teve acesso a algum conteúdo no qual só tinham grandes blocos de textos? Quando isso acontece, temos a tendência de já achar que aquele conteúdo será maçante.
45% das pessoas reagem melhor a imagens em relação aos textos. Isso se resume ao fato de as imagens chamarem a atenção – as pessoas são mais estimuladas pelo visual – e recebem a mensagem de forma rápida.
A diagramação e a editoração farão diferença. Como citado acima, o visual tem grande impacto com o público. Por isso, não basta apenas ter um conteúdo bem escrito e mal diagramado.
Como a intenção é criar e-books que vendem, analise a possibilidade de contratar um profissional para executar a tarefa.
É possível produzir um ebook no formato PDF ou Epub. A principal diferença entre os dois formatos está na adaptação do texto à tela do leitor..
O formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível.
Já o PDF mantém sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.
O segredo para criar e-books que vendem é produzir um conteúdo de qualidade, que você tenha total entendimento sobre o assunto. Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo, produzindo algo que seja de seu interesse.
Gostou de saber como escrever um e-book? Continue acompanhando a Ignição digital para mais conteúdo.
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...