Num mercado competitivo como o atual, o grande diferencial é contar com uma equipe de alta performance e engajada em contribuir para o sucesso do negócio. A gestão de funcionários, nesse sentido, ganhou uma função estratégica dentro de qualquer organização. Apesar disso, noto que muitos empreendedores não sabem como colocar eficientemente essa ferramenta em prática, de maneira a conquistar resultados positivos.
As empresas devem compreender que os funcionários estão mais exigentes: querem mais qualidade de vida no ambiente de trabalho, mais benefícios, enfim, buscam se sentir valorizados. Aqui, entra a gestão de funcionários, que precisa englobar a formação de lideranças e construção do clima organizacional colaborativo, de modo a garantir atração e retenção de talentos, capacitação dos profissionais, oportunidades de desenvolvimento e motivação.
Esse gerenciamento é um dos grandes desafios das empresas, principalmente às micro e pequenas, algo contraditório quando pensamos que nesses ambientes os funcionários têm mais contato com os empreendedores e a essência do negócio (na teoria). O que acontece é que nem sempre os empresários sabem lidar com pessoas e o acabam sofrendo com alta rotatividade, má qualidade nas entregas, entre outros problemas.
PAra ajudá-los a aplicar a gestão de funcionários de forma efetiva em sua empresa, separei três dicas:
Dica 1 – Invista em um gestor de Recursos Humanos
Conheci diversas empresas em que os próprios donos faziam de tudo um pouco, inclusive a gestão de funcionários. O problema é que para colocar isso em prática é necessário, principalmente, estar aberto para ouvir as queixas dos colaboradores e, com base nisso, avaliar os recursos para oferecer o possível ao crescimento e satisfação de todos.
Ninguém desempenha melhor essa tarefa do que o gestor de RH. Ele é bem capacitado para ajudá-lo a elaborar plano de carreira, oferecer benefícios, desenvolver plano de cargo e salário, entre outras estratégias efetivas cuja implantação dependerá das necessidades dos seus colaboradores.
Como empreendedor, você certamente terá dificuldades de seguir uma conduta imparcial e somente se guiará pelos seus interesses. Outro obstáculo de exercer esse papel tem a ver com o aspecto técnico: muito provavelmente seus conhecimentos sobre a legislação trabalhista são limitados. Já o gestor de RH tem todo o know-how necessário para garantir os direitos e deveres dos colaboradores e evitar problemas.
Dica 2 – Ofereça capacitação à liderança
Identifique e capacite as lideranças de sua empresa. O líder exerce papel fundamental na gestão de funcionários. Quando bem preparado, é capaz de explorar o potencial máximo de cada um e, principalmente, contribuir para seu crescimento e inspirá-los a entregar sempre o melhor.
Mas os treinamentos de liderança não devem englobar apenas conhecimentos técnicos e gerenciais. Essas capacitações, mais do que nunca, precisam se focar no desenvolvimento de habilidades específicas, como inteligência emocional, empatia, entre outras necessárias para lidar com pessoas. Por fim, o líder também deve ser preparado para conhecer cada membro do seu time e compreender suas ambições, deficiências, receios, de modo a contribuir no desenvolvimento de todos aliado ao da empresa.
Dica 3 – Reforce a comunicação (pilar fundamental da gestão de funcionários)
Não há dúvidas de que a comunicação é um dos pilares mais importantes na gestão de funcionários. Os seus colaboradores precisam compreender a essência de seu negócio, os passos que pretende dar, objetivos e atuação no mercado naquele momento. Isso desperta o sentimento de pertencimento, o que fará com que eles queiram vestir a camisa com mais facilidade do que se estivessem trabalhando sem saber muito bem a importância dessa atividade.
Espero que essas dicas tenham ajudado você a implementar uma gestão de funcionários mais efetiva na sua empresa. Quer receber mais sacadas desse tipo? Não deixe de assinar a nossa newsletter!
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