3 Dicas Para Fazer Um Fluxograma de Uma Empresa

Dicas Para Fazer Um Fluxograma de Uma Empresa

Um fluxograma de uma empresa é, em poucas palavras, uma representação visual dos processos que ela executa lá dentro. Essa representação pode ter diversos fins, mas sempre vai mostrar de forma simples algo que está sendo ou será feito. 

Em um fluxograma são usados elementos gráficos, como setas, linhas e outras figuras geométricas bem simples, como círculos e retângulos.  O mais interessante desse tipo de ferramenta é que ela pode ser usada para ilustrar qualquer ideia. 

Apesar de parecer fácil, eu preciso dizer para vocês que, às vezes, é difícil mostrar claramente para o outro algo que está dentro da nossa cabeça. Por isso, é comum trombarmos por aí com fluxogramas que não são muito efetivos, ou seja, não ilustram uma ideia de maneira simples. 

Foi exatamente pensamento nesse tipo de dificuldade que eu selecionei as melhores dicas de ouro para quem quer fazer fluxograma de uma empresa como ninguém!

A importância do fluxograma de uma empresa

Antes de passar as dicas que separei sobre desenvolvimento de fluxograma de empresa, preciso que entenda a importância que essa ferramenta tem. Toda organização conta com centenas de processos diferentes nas mais diversas áreas, alguns simples e outros complexos, certo?

Quando pensamos nos problemas que uma empresa costuma ter em suas áreas — como marketing, finanças, planejamento, vendas, produto, etc —, é fácil concluir que a maior parte deles tem origem no próprio processo.

O fluxograma de uma empresa é vital para entender todas as partes envolvidas em uma determinada atividade, assim fica muito mais simples visualizar a origem de um problema.

Dica 1 — Estabeleça início, meio e fim

Fluxograma de uma empresa

Essa dica pode até parecer um pouco óbvia para quem vai começar a produzir o seu primeiro fluxograma. Mas, na verdade, essa etapa é algo que muitos deixam de lado, o que pode acabar minando todo o seu trabalho. 

O início são todas as entradas, ou seja, tudo aquilo que é necessário para realmente começar aquele processo. O meio é o processo em si, incluindo todas as atividades que devem acontecer para alcançar o objetivo final. Por último, temos o fim, as saídas do processo, ou seja, os resultados obtidos. 

Dica 2 — Faça um estudo prévio de todos os processos

Não adianta nada você sair desenvolvendo fluxograma de uma empresa se você não sabe, efetivamente, o que acontece ali dentro. Portanto, sempre, antes de começar a fazê-los, mapeie todos os processos que acontecem dentro da organização em questão. 

Sim, pode parecer difícil, mas é exatamente o que deve ser feito para um resultado expressivo. Sem esse estudo prévio, dificilmente será possível compreender a relação entre as áreas, tornando o produto final de difícil compreensão e sem funcionalidade alguma. 

Dica 3 — Aprenda a analisar o fluxograma

De nada adianta ter um documento executado perfeitamente se você não sabe o que fazer com ele, estou certo? Portanto, entender a maneira correta de analisar um fluxograma de uma empresa é simplesmente primordial para que ele surta efeito. 

Depois de desenvolvido, olhe para a imagem do fluxograma e se faça as seguintes perguntas:

  • essa atividade é realmente necessária?
  • é possível tornar essa atividade mais simples?
  • essa tomada de decisão é realmente necessária?
  • essa atividade está bem definida?
  • essa informação é única?
  • isso não se trata de um atraso?
  • o tempo pode ser reduzido?

O fluxograma é uma das sete ferramentas de qualidade. Se você chegou até aqui, já deu para entender como ela é importante, não é mesmo? Portanto, treine e faça as melhores representações visuais para sua organização. 

Na verdade, você pode fazer fluxogramas para tudo na vida, até mesmo para sua vida pessoal. Então pegue essas dicas que dei aqui em cima e aplique antes que seja tarde demais. 

Se interessou por esse conteúdo? Aqui na Ignição Digital eu posto textos novos todas as semanas para você ficar sempre por dentro das novidades. Acompanhe e aprenda!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *