Você já experimentou aplicar dinâmicas para identificar líderes dentro da sua organização? Se negativo, saiba que pode estar perdendo uma ótima oportunidade para desenvolver o comportamento de futuros gestores e, ainda, melhorar o trabalho em equipe, inteligência emocional, entre outros pontos.
Um líder é um cargo de importância e relevância dentro das empresas. Ele é quem motivará os outros a realizarem suas atividades, com competência e entusiasmo.
Por isso, no artigo abaixo você vai aprender:
- – por que é importante aplicar dinâmicas para identificar líderes;
- – os melhores exercícios para identificar perfis de líderes.
Por que é importante aplicar dinâmicas para identificar líderes?
Certamente, dentro da sua equipe, existem vários perfis comportamentais de colaboradores. Todos eles, com suas características e peculiaridades, formam um time capacitado para identificar, resolver, produzir e até mesmo trazer uma imagem positiva do seu negócio.
Aplicar dinâmicas para identificar líderes é uma ótima maneira de analisar mais precisamente os perfis que você tem dentro da sua empresa e traçar estratégias de acordo com as vantagens competitivas.
Porém, antes de mais nada, é importante que você saiba o que deseja conquistar com o exercício. Por exemplo, estimular a proatividade e o crescimento pessoal, criar mais conexões entre os colaboradores, promover ideias criativas e fora da zona de conforto, entre outros.
No geral, as dinâmicas para identificar líderes são bastante benéficas para o trabalho e a rotina organizacional. Entre as vantagens:
- – desenvolvimento das relações interpessoais;
- – aplicação de novas ideias;
- – brainstorm, ou seja, abordagens diferentes sobre um mesmo desafio;
- – junção de esforços;
- – união entre colaboradores.
Confira agora três dinâmicas que você pode aplicar independentemente do tamanho da sua equipe:
1. Para melhorar o trabalho em equipe
Se deseja melhorar o trabalho em conjunto de seus membros, a dinâmica “leva a bola e solta” é uma ótima alternativa. Ela permite que os participantes desenvolvam a capacidade de comunicação, planejamento e tomada de decisão em conjunto.
Funciona mais ou menos assim:
Os colaboradores precisam se dividir em duplas e se posicionarem de costas um para o outro, ombro a ombro. Em seguida, a pessoa que estiver conduzindo a dinâmica, deve pedir para que todos se abaixem até encostarem o chão, porém, sem a ajuda das mãos.
Certamente alguns conseguirão cumprir a tarefa e outros não. A ideia é mostrar a importância do trabalho em equipe e que, confiando no desempenho do outro, é possível atingir metas e objetivos.
2. Para motivar os colaboradores
Uma equipe motivada gera melhores resultados, por isso, é interessante aplicar essa dinâmica “energia positiva vs. energia negativa” caso seja o seu interesse. Ela vai funcionar com a definição de dois grupos, sendo eles:
- 1° grupo: responsável por escrever palavras negativas e notícias pessimistas que tenham a ver com o ambiente de trabalho no geral;
- 2° grupo: ao contrário do primeiro, a intenção é que o segundo grupo escreva palavras otimistas, o que considera positivo na equipe, trabalho, etc.
Feito isso, os grupos guardam suas frases em caixas separadas. O condutor da dinâmica dá uma tarefa para que as duas equipes resolvam em um tempo estabelecido. Com o passar da atividade, ele vai lendo, em voz alta, as mensagens das caixas.
O grupo um escutará somente as positivas e o grupo dois, as negativas. Ao final da dinâmica, será avaliado qual das duas equipes conseguiu produzir um trabalho melhor: aquela que foi motivada pelo seu líder, com positividade e entusiasmo, ou aquela que só escutou negatividade.
A ideia é mostrar como o humor e a energia dos colaboradores influenciam no ambiente de trabalho.
3. Para superar desafios
Em momentos de desafios é normal que as relações fiquem estremecidas e passe a ter estresse e até mesmo desconfiança com o trabalho do outro. Por isso, se o seu ambiente de trabalho está pesado e com os relacionamentos abalados, tente implementar a tarefa “seguindo o chefe”.
Divida os colaboradores em grupos, colocando-os sentados. Cada equipe deverá desenhar um barco utilizando apenas uma folha de papel e uma caneta, em cinco minutos. Cada um dos membros deverá fazer um pouco do desenho por vez, porém terão de enfrentar alguns desafios, por exemplo:
- o primeiro a desenhar deverá estar de olhos vendados ou, simplesmente, fechados;
- o segundo, não poderá usar o braço direito podendo usar apenas o esquerdo;
- o terceiro, não poderá usar o braço esquerdo, somente o direito.
O condutor poderá definir quais serão as limitações de cada um, de acordo com o tamanho da equipe. Ao final, todos deverão debater sobre as dificuldades encontradas e o que fizeram para superar os desafios.
O objetivo é mostrar que todos possuem dificuldades e elas devem ser respeitadas. Afinal, somente com a cooperação e a empatia será possível superar os desafios do dia a dia.
Conclusão
Viu como pode ser interessante desenvolver e sair um pouco da zona de conforto com dinâmicas para identificar líderes? No artigo você conheceu três e qual a real importância delas para uma organização.
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