3 Dinâmicas Para Identificar Líderes

dinâmicas para identificar líderes

Você já experimentou aplicar dinâmicas para identificar líderes dentro da sua organização? Se negativo, saiba que pode estar perdendo uma ótima oportunidade para desenvolver o comportamento de futuros gestores e, ainda, melhorar o trabalho em equipe, inteligência emocional, entre outros pontos. 

Um líder é um cargo de importância e relevância dentro das empresas. Ele é quem motivará os outros a realizarem suas atividades, com competência e entusiasmo. 

Por isso, no artigo abaixo você vai aprender:

  • – por que é importante aplicar dinâmicas para identificar líderes;
  • – os melhores exercícios para identificar perfis de líderes.

Por que é importante aplicar dinâmicas para identificar líderes?

Certamente, dentro da sua equipe, existem vários perfis comportamentais de colaboradores. Todos eles, com suas características e peculiaridades, formam um time capacitado para identificar, resolver, produzir e até mesmo trazer uma imagem positiva do seu negócio.

Aplicar dinâmicas para identificar líderes é uma ótima maneira de analisar mais precisamente os perfis que você tem dentro da sua empresa e traçar estratégias de acordo com as vantagens competitivas. 

Porém, antes de mais nada, é importante que você saiba o que deseja conquistar com o exercício. Por exemplo, estimular a proatividade e o crescimento pessoal, criar mais conexões entre os colaboradores, promover ideias criativas e fora da zona de conforto, entre outros. 

No geral, as dinâmicas para identificar líderes são bastante benéficas para o trabalho e a rotina organizacional. Entre as vantagens:

  • – desenvolvimento das relações interpessoais;
  • – aplicação de novas ideias;
  • –  brainstorm, ou seja, abordagens diferentes sobre um mesmo desafio;
  • – junção de esforços;
  • – união entre colaboradores.

Confira agora três dinâmicas que você pode aplicar independentemente do tamanho da sua equipe:

1. Para melhorar o trabalho em equipe

Se deseja melhorar o trabalho em conjunto de seus membros, a dinâmica “leva a bola e solta” é uma ótima alternativa. Ela permite que os participantes desenvolvam a capacidade de comunicação, planejamento e tomada de decisão em conjunto.

Funciona mais ou menos assim:

Os colaboradores precisam se dividir em duplas e se posicionarem de costas um para o outro, ombro a ombro. Em seguida, a pessoa que estiver conduzindo a dinâmica, deve pedir para que todos se abaixem até encostarem o chão, porém, sem a ajuda das mãos. 

Certamente alguns conseguirão cumprir a tarefa e outros não. A ideia é mostrar a importância do trabalho em equipe e que, confiando no desempenho do outro, é possível atingir metas e objetivos. 

2. Para motivar os colaboradores

Uma equipe motivada gera melhores resultados, por isso, é interessante aplicar essa dinâmica “energia positiva vs. energia negativa” caso seja o seu interesse. Ela vai funcionar com a definição de dois grupos, sendo eles:

  • 1° grupo: responsável por escrever palavras negativas e notícias pessimistas que tenham a ver com o ambiente de trabalho no geral;
  • 2° grupo: ao contrário do primeiro, a intenção é que o segundo grupo escreva palavras otimistas, o que considera positivo na equipe, trabalho, etc.

Feito isso, os grupos guardam suas frases em caixas separadas. O condutor da dinâmica dá uma tarefa para que as duas equipes resolvam em um tempo estabelecido. Com o passar da atividade, ele vai lendo, em voz alta, as mensagens das caixas. 

O grupo um escutará somente as positivas e o grupo dois, as negativas. Ao final da dinâmica, será avaliado qual das duas equipes conseguiu produzir um trabalho melhor: aquela que foi motivada pelo seu líder, com positividade e entusiasmo, ou aquela que só escutou negatividade. 

A ideia é mostrar como o humor e a energia dos colaboradores influenciam no ambiente de trabalho. 

3. Para superar desafios

Em momentos de desafios é normal que as relações fiquem estremecidas e passe a ter estresse e até mesmo desconfiança com o trabalho do outro. Por isso, se o seu ambiente de trabalho está pesado e com os relacionamentos abalados, tente implementar a tarefa “seguindo o chefe”.

Divida os colaboradores em grupos, colocando-os sentados. Cada equipe deverá desenhar um barco utilizando apenas uma folha de papel e uma caneta, em cinco minutos. Cada um dos membros deverá fazer um pouco do desenho por vez, porém terão de enfrentar alguns desafios, por exemplo:

  • o primeiro a desenhar deverá estar de olhos vendados ou, simplesmente, fechados;
  • o segundo, não poderá usar o braço direito podendo usar apenas o esquerdo;
  • o terceiro, não poderá usar o braço esquerdo, somente o direito.

O condutor poderá definir quais serão as limitações de cada um, de acordo com o tamanho da equipe. Ao final, todos deverão debater sobre as dificuldades encontradas e o que fizeram para superar os desafios.

O objetivo é mostrar que todos possuem dificuldades e elas devem ser respeitadas. Afinal, somente com a cooperação e a empatia será possível superar os desafios do dia a dia. 

Conclusão

Viu como pode ser interessante desenvolver e sair um pouco da zona de conforto com dinâmicas para identificar líderes? No artigo você conheceu três e qual a real importância delas para uma organização. 
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