Definir metas é fundamental para o crescimento de qualquer pessoa ou negócio. Sem elas, fica impossível saber onde estamos, para onde queremos ir e qual é a melhor maneira de fazer isso. Entender o que é uma meta SMART, conhecer exemplos de metas SMART e saber como criá-las é fundamental.
Muitas vezes, traçamos metas e objetivos que não são alcançados, e é exatamente para auxiliar no processo e aumentar as chances de cumprimento desses objetivos é que o modelo SMART foi criado.
Ao longo deste artigo você vai aprender:
- – o que é uma meta SMART;
- – como criar uma meta SMART;
- – 3 exemplos de metas SMART.
O que é uma meta SMART?
Antes de entender o que é uma meta de SMART, primeiro é preciso compreender o que é, de fato, uma meta.
Apesar de parecer óbvio, é comum que muitas pessoas confundam metas com desejos, objetivos e propósitos. Por isso, vale ressaltar que as metas são etapas racionais. Então, os seus desejos e propósitos só serão realizados se você estabelecer metas para alcançá-los.
Unindo objetivos e metas, é possível criar parâmetros e indicadores como prazos, datas, quantidades e outras informações relevantes para a concretização de um propósito.
O conceito de meta SMART surgiu como uma espécie de complemento do conceito de meta que tem como objetivo tornar suas definições e cumprimentos ainda mais efetivos.
Mas, então, o que é uma meta SMART? Em poucas palavras, é uma metodologia para a criação das metas, o conceito que explicamos anteriormente. Essa metodologia usa como base 5 fatores diferentes que veremos a seguir.
Como criar uma meta SMART?
Para entender como criar uma meta SMART é essencial conhecer os cinco atributos que devem defini-las. Veja quais são eles para criar suas metas.
- – S (específica): o “s” corresponde a especific e quer dizer que a sua meta precisa conter especificidade naquilo que se quer atingir;
- – M (mensurável): significa que toda meta precisa determinar o indicador no qual será possível verificar sua evolução com o decorrer do tempo;
- – A (alcançável): ao construir metas, é extremamente importante que ela seja mensurável de modo que os números possam ser atingidos, afinal, de nada adianta construir metas que são impossíveis de alcançar;
- – R (relevante): esse item permite entender que as metas precisam ser relevantes, descartando metas que não façam sentido e que não vão gerar evolução;
- – T (temporal): esse é um dos principais itens ao construir metas, elas precisam ser temporais. Uma meta que não tem prazo nunca será batida. Ao criar uma meta, associe-a a um período de tempo em que ela deverá ser realizada.
3 exemplos de Metas SMART
Agora que você já entende o conceito, chegou a hora de conhecer 3 exemplos de metas SMART:
1. Elevar o faturamento em x% até o final do ano
Suponha que uma empresa de calçados deseja aumentar seu faturamento. Usando o conceito de Metas SMART, a empresa estabelece o prazo, define um aumento percentual e, além de tudo, é específica e relevante.
2. Diminuir os custos em x% em x meses
Imaginemos que uma microempreendedora individual sinta a necessidade de diminuir seus custos. Com o conceito de Metas SMART, ela define em porcentagem o número que deseja diminuir, determina um período que a meta deverá ser cumprida e, claro, essa é uma meta relevante e contém especificidade.
3. Melhorar a satisfação do cliente em x pontos em x semanas
Nesse último exemplo, vamos imaginar que um determinado negócio notou que seus clientes não estão tão satisfeitos com alguns pontos da empresa. Para melhorar a satisfação do cliente usando o conceito de Metas SMART, basta definir os pontos que precisam ser trabalhados e o período para cumprir.
Conclusão
A ferramenta de Metas SMART é poderosíssima e muito utilizada por empresas ou qualquer outro indivíduo que deseja atingir objetivos e bater metas. Ao longo deste artigo você conheceu o conceito e teve acesso a 3 exemplos de metas SMART para usar como base e criar aquelas que se adequem ao trabalho que você faz.
E você? Já utilizou essa ferramenta no seu negócio? Para mais artigos como esse, continue acompanhando a Ignição Digital.