3 Formas de Implementar a Melhoria de Processos na Sua Empresa

Aprenda 3 Formas de Implementar a Melhoria de Processos na Sua Empresa

Recentemente, aqui no Ignição Digital, eu escrevi sobre como você pode estabelecer os processos de melhoria contínua no seu negócio, hoje será um pouco diferente, eu vou discorrer sobre 3 formas para você implementar a melhoria de processos na sua empresa. Confira a seguir:

1: Matriz GUT

GUT é uma sigla que significa Gravidade, Urgência e Tendência, logo pode ser um bom começo para você identificar problemas e demandas, definindo as prioridades para a melhoria de processos.

A gravidade representa os graus de prejuízos se a melhoria não for implementada. Já a urgência significa o que acontecerá se nada for feito naquele momento, e a tendência é uma projeção do problema caso a situação não seja resolvida naquele momento.

Deste modo você vai identificar as demandas e elencar notas de 1 a 5 para as gravidades, urgências e tendências, sendo que as notas mais altas devem ser prioridades na melhoria de processos, entendeu?

2: Métricas para sua melhoria de processos

Qual é a melhor forma de estabelecer um ponto de melhoria de processos dentro do seu negócio? Analisando a situação atual para definir um cenário ideal, não é mesmo?

Mapeie as funções dentro do seu negócio, descrevendo detalhadamente as atividades realizadas, o sucesso esperado e o tempo necessário para cada uma delas.

Assim você entenderá os processos, identifica pontos defeituosos e saberá quais são os colaboradores com pouco engajamento. A partir disso você saberá onde e como agir para implementar a melhoria de processos no seu negócio.

3: Softwares que automatizam processos

Alguns programas de computador podem ser a solução para o desvio de atenção e comunicação excessiva entre setores, principalmente em negócios com muitos colaboradores, com projetos que passam por mãos de vários profissionais.

Por exemplo um gerenciador de tarefa, onde o trabalho do gestor é publicar o trabalho, dar prazo e notificar através da plataforma os profissionais envolvidos, assim todos saberão o andamento do projeto e ele fica “autogerenciável” com o decorrer do processo. Entendeu?

Sistemas assim funcionam muito bem para empresas de marketing digital, publicidade e propaganda, entre outras.

Porém a empresa não pode ficar à mercê dos softwares, por exemplo os cases de insucesso de operadoras de TV paga e internet.

Os processos de vendas, emissão de boletos, tira dúvidas e até mesmo cobrança são muito eficientes, mas o relacionamento com o cliente não. Por isso, algumas tarefas não podem ser automatizadas, como relacionamento com cliente, análise de mercado, negociações, etc.

Viu só, não é tão difícil implementar a melhoria de processos no seu negócio? Você conhece outra técnica para maximizar os resultados? Compartilhe conosco! Aproveite e assine nossa newsletter gratuitamente no campo destacado da página.

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