Recentemente, aqui no Ignição Digital, eu escrevi sobre como você pode estabelecer os processos de melhoria contínua no seu negócio, hoje será um pouco diferente, eu vou discorrer sobre 3 formas para você implementar a melhoria de processos na sua empresa. Confira a seguir:
1: Matriz GUT
GUT é uma sigla que significa Gravidade, Urgência e Tendência, logo pode ser um bom começo para você identificar problemas e demandas, definindo as prioridades para a melhoria de processos.
A gravidade representa os graus de prejuízos se a melhoria não for implementada. Já a urgência significa o que acontecerá se nada for feito naquele momento, e a tendência é uma projeção do problema caso a situação não seja resolvida naquele momento.
Deste modo você vai identificar as demandas e elencar notas de 1 a 5 para as gravidades, urgências e tendências, sendo que as notas mais altas devem ser prioridades na melhoria de processos, entendeu?
2: Métricas para sua melhoria de processos
Qual é a melhor forma de estabelecer um ponto de melhoria de processos dentro do seu negócio? Analisando a situação atual para definir um cenário ideal, não é mesmo?
Mapeie as funções dentro do seu negócio, descrevendo detalhadamente as atividades realizadas, o sucesso esperado e o tempo necessário para cada uma delas.
Assim você entenderá os processos, identifica pontos defeituosos e saberá quais são os colaboradores com pouco engajamento. A partir disso você saberá onde e como agir para implementar a melhoria de processos no seu negócio.
3: Softwares que automatizam processos
Alguns programas de computador podem ser a solução para o desvio de atenção e comunicação excessiva entre setores, principalmente em negócios com muitos colaboradores, com projetos que passam por mãos de vários profissionais.
Por exemplo um gerenciador de tarefa, onde o trabalho do gestor é publicar o trabalho, dar prazo e notificar através da plataforma os profissionais envolvidos, assim todos saberão o andamento do projeto e ele fica “autogerenciável” com o decorrer do processo. Entendeu?
Sistemas assim funcionam muito bem para empresas de marketing digital, publicidade e propaganda, entre outras.
Porém a empresa não pode ficar à mercê dos softwares, por exemplo os cases de insucesso de operadoras de TV paga e internet.
Os processos de vendas, emissão de boletos, tira dúvidas e até mesmo cobrança são muito eficientes, mas o relacionamento com o cliente não. Por isso, algumas tarefas não podem ser automatizadas, como relacionamento com cliente, análise de mercado, negociações, etc.
Viu só, não é tão difícil implementar a melhoria de processos no seu negócio? Você conhece outra técnica para maximizar os resultados? Compartilhe conosco! Aproveite e assine nossa newsletter gratuitamente no campo destacado da página.