Quando uma empresa reconhece que sua atuação e sucesso depende de ter funcionários apaixonados dentro das equipes — afinal são eles os responsáveis por cuidar da produção e processos da organização —, ela passa a se preocupar com ações de endomarketing para motivá-los e mantê-los engajados.
Para quem ainda não conhece, o endomarketing diz respeito ao marketing voltado para o público interno. Quando ele é feito da maneira correta, é possível criar um vínculo verdadeiro entre empresa e funcionário.
Se você já conseguiu identificar a necessidade desse marketing interno e quer conhecer práticas eficientes para aplicá-lo em sua empresa, conheça as 4 ações que separei e comece o quanto antes!
1. Faça uma pesquisa de satisfação com os colaboradores
Antes de iniciar qualquer uma das ações de endomarketing, a pesquisa de satisfação com os colaboradores é extremamente necessária. Isso porque é possível conhecer em qual cenário a sua empresa está para depois tentar “corrigir” aquilo que mais está incomodando seus funcionários ou o que está faltando para que eles estejam satisfeitos.
A pesquisa não precisa ser muito elaborada. Basta que você selecione algumas perguntas básicas para entender como está o clima organizacional naquele momento. É importante adotar algum método de pontuação e deixar comentários livres, para que não seja algo forçado. Alguns exemplos são:
– na sua opinião, o que há para melhorar em nossa empresa?
– de 0 a 10 qual é a chance de você indicar a empresa para algum amigo?
– de 0 a 10 qual é o seu nível de satisfação em trabalhar aqui?
2. Adote um plano de comunicação interna entre as ações de endomarketing
A comunicação interna é o braço direito do marketing interno. É uma das primeiras atividades a se adotar na organização para começar a transformar o cenário de satisfação e clima entre os funcionários.
A falta desse tipo de ação, muitas vezes, é responsável por uma série confusões desnecessárias. Isso porque, quando a empresa não se comunica com o funcionário, dá margem para que ele pense o que quiser e tire suas próprias conclusões. Essa é a razão para ruídos entre os colaboradores.
Criando canais de comunicação — mural, TV Corporativa, e-mail, revista, aplicativo —, você se mostra interessado em compartilhar com seus colaboradores tudo o que é importante para empresa. A organização se mostra transparente e que não há nada para esconder.
3. Crie métodos para reconhecer o trabalho dos funcionários
Uma das principais razões para a desmotivação de funcionários é a falta de reconhecimento do trabalho que eles exercem. Às vezes pela correria, grande demanda ou descuido, os gestores deixam de mostrar ao colaborador como ele é importante na organização e como seu trabalho vem dando resultado. Esse é um dos erros mais graves.
A primeira ação para reverter esse problema é feedbacks individuais com o gestor. Só o superior direito acompanha fielmente o trabalho que aquela pessoa está exercendo. Então, o reconhecimento dele é o que mais vale. Além disso, mostrar para toda a empresa quem são os destaques naquele mês, por exemplo, também é uma ótima oportunidade e pode ser a motivação que estava faltando para aqueles colaboradores.
Sendo assim, aquele velho método do funcionário do mês parece bobo, mas ainda funciona. Exiba elogios que os clientes fizerem para aquele colaborador, mostre como ele se destacou naquele mês em determinada meta, exponha como seus resultados foram determinantes para alguma ação. Algumas organizações também adotam formas personalizadas e divertidas, como o “Oscar da empresa”.
Ações como essas, muitas vezes, dão mais retorno do que bonificações em dinheiro.
4. Comemore com seus colaboradores
Criar momentos para interação entre as equipes, entre gestores e colaboradores subordinados, entre CEO e funcionários são ótimas opções de ações de endomarketing para destruir algumas barreiras que algumas pessoas podem ter. É uma oportunidade de mostrar que a empresa se importa com momentos de descontração, de alegria e confraternização.
Nesse sentido, tire um dia para a comemoração dos aniversariantes do mês, promova eventos como happy hours para que as equipes estejam sempre engajadas, crie um evento de comemoração de fim de ano, pode ser algo pequeno na própria empresa mesmo ou uma festa fora do expediente.
Essas são apenas algumas ações de endomarketing, mas são as principais para quem está começando. Eu garanto que, se aplicadas de forma correta, vão melhorar o seu clima organizacional, a produtividade dos funcionários e o turnover.
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