Se deseja fazer uma proposta de valor eficiente para o seu cliente, você está no lugar certo. Neste conteúdo, entenderá por que essa estratégia ajuda a posicionar a marca, atrair os consumidores e, é claro, contribuir com as vendas.
Além disso, aqui você saberá como criar uma proposta criativa, única e que pretenda a atenção do seu público. Confira!
O que é uma proposta de valor
A proposta de valor consiste em uma estratégia de marketing focada em mostrar para o público quais são as vantagens de um produto ou serviço. Ao se deparar com esse tipo de informação, o cliente já pode ter uma ideia clara do porquê a marca é relevante para ele.
Por ser tão importante, é recomendável definir o valor da empresa durante o planejamento do negócio. Afinal, esse conceito está diretamente relacionado com as práticas e pilares que a empresa deseja seguir.
De forma resumida, pode-se dizer que essa proposta representa o que a empresa irá oferecer aos consumidores. Portanto, o “valor”, nesse caso, não se trata do quanto um produto ou serviço custa, mas os benefícios e soluções que a empresa possui.
O que a sua proposta de valor precisa ter?
Para que a sua proposta de valor atinja o objetivo de atrair e convencer o público dos benefícios, é importante que ela atenda alguns requisitos.
O primeiro deles é a clareza. Assim que ler o conteúdo, o consumidor precisa entender do que se trata o seu produto. Não adianta divulgar as informações de maneira rebuscada e filosófica. A proposta deve representar a missão da empresa de forma objetiva.
Se você vender roupas de praia, por exemplo, isso precisa estar claro em algum ponto do texto. Caso fale apenas do sol e do mar, o público não se identificará com o que está vendendo.
Por sua vez, prefira mostrar as vantagens do seu produto, como o fato de ser durável e confortável.
Outro aspecto que merece atenção é a linguagem. O jeito como você irá divulgar a sua marca precisa estar alinhado ao seu público-alvo.
Usar gírias só faz sentido se o seu consumidor ter um perfil que aceite isso. Da mesma forma, falar de maneira mais formal pode atingir melhor clientes corporativos, por exemplo. Leve isso em consideração na hora de criar a sua proposta.
Nem é preciso dizer o quanto vale a pena ser sincero. Se você mostrar os reais benefícios do seu produto, o cliente se sentirá bem atendido e, provavelmente, irá voltar a comprar e até divulgar a sua marca. Então, aja sempre com honestidade!
4 dicas fantásticas para criar a sua proposta
Existe uma estrutura padrão que as propostas de valor costumam seguir e que dá certo. Veja só!
1. Título
O título precisa ser curto, mas informativo. Ele deve mostrar exatamente qual é o seu produto em no máximo duas linhas.
Lembrando do exemplo da marca de roupas de praia, o título poderia ser: as roupas de praia ideais para você curtir o verão com conforto.
2. Subtítulo
Como pode ver, o título é muito simples e não inclui detalhes. Para solucionar essa questão, é interessante acrescentar um subtítulo. Assim, você poderá especificar qual é o negócio e aumentar a compreensão do público.
O subtítulo da proposta de valor pode ter até três linhas e incluir os benefícios do produto.
Poderia ser: curtir a praia e a piscina depende bastante do que você veste. Nossas peças são desenvolvidas com alta tecnologia e design diferenciado, para que possa se sentir mais à vontade durante os dias ensolarados.
3. Lista
É interessante ainda utilizar bullet points para captar a atenção, ao mesmo tempo em que divulga mais informações sobre o seu produto.
Ao utilizar o recurso da lista, você consegue fazer com que, em poucos segundos, o seu leitor já consiga identificar os benefícios que a marca oferece. Veja só esse exemplo das roupas de praia:
- conforto: para você se sentir bem dentro e fora da água;
- durabilidade: resistente por diversos verões;
- custo-benefício: preço justo que cabe no bolso.
4. Imagem
A proposta de valor também deve incluir uma imagem para exemplificar a ideia que foi mostrada. Dessa forma, você conseguirá reforçar os benefícios do produto de maneira atrativa e dinâmica.
Conclusão
Independentemente de qual seja o setor em que você atua, é fundamental que tenha uma proposta de valor bem alinhada para o cliente. Essa estratégia consiste em um resumo dos benefícios que a marca pode proporcionar por meio dos produtos e serviços.
Existem diversas formas de desenvolver esse tipo de conteúdo. Nesse artigo, destacamos algumas dicas para criar uma eficiente proposta de valor. Assim, você poderá divulgar o que a sua empresa faz da melhor forma.
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