A QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) é uma das reivindicações mais requisitadas pelos colaboradores aos administradores e profissionais de recursos humanos dentro das corporações. Um ambiente corporativo saudável possui pessoas felizes, produtividade elevada e pouca rotatividade de profissionais.
Atingir altos de qualidade de vida no trabalho é de suma importância para todos, pois a empresa ganha com qualidade e excelente rendimento, o cliente ganha com bons produtos e serviços e os colaboradores trabalham muito mais felizes. Portanto aprenda 4 dicas para aumentar a qualidade de vida no trabalho.
1- Fique atento aos horários
Água de menos seca, água demais afoga, não é? Assim também funciona com a carga horária dos colaboradores. Respeite ao máximo os horários de entrada e saída e não exponha de forma extrema a sua equipe com sobrecargas de trabalho.
Promova dentro da empresa o respeito com consigo mesmo, fazendo todos cumprir regularmente os horários de almoço, café e descanso. Além disso promova momentos de escape, para que os colaboradores relaxem e voltem produzindo muito mais.
Sacada matadora: cuide do seu sono. Uma noite mal dormida pode refletir negativamente no seu trabalho, portanto durma de 7 a 9 horas e garanta energia para o próximo dia.
2- Seja um líder e não chefe
Em outro artigo do Ignição eu elenquei as principais diferenças entre os dois perfis. O chefe tem o poder de desestimular e deteriorar a qualidade de vida no trabalho.
Já o líder proporciona estímulos pontuais, feedbacks construtivos, escuta e soluciona as demandas do time, promove o trabalho em equipe e colabora para a evolução de todos.
3- Qualidade de vida no trabalho = conforto e segurança
Colaboradores expostos a desconfortos prolongados e falta de segurança podem sofrer graves consequências ao longo do tempo. Não é à toa que policiais e professores estão entre os profissionais que mais apresentam a Síndrome de Burnout.
Portanto cuide para que os seus colaboradores tenham todo o conforto necessário para produzir bem. Evite exposição elevada a ruídos, altas temperaturas, além de cuidar do conforto com móveis e equipamentos adequados.
Parece simples, mas um ambiente desorganizado e sujo pode ser muito significativo para a queda na qualidade de vida no trabalho.
E a segurança não é apenas física, cuide do emocional de cada colaborador para que eles se sintam seguros e motivados dentro do ambiente de trabalho.
4- Dinâmicas
A dinâmica é uma ferramenta que pode auxiliar de diversas maneiras o clima organizacional do seu negócio. Promova momentos de lazer, alongamentos, integração do time, dinâmicas divertidas, desafios, enfim, atividades que estimulem a qualidade de vida no trabalho e na vida de todos.
Gostou dessas 4 dicas? Elas são os primeiros passos para você aumentar a qualidade de vida no trabalho. Receba feedbacks dos colaboradores e sinta deles o que você pode melhorar para agregar no bem-estar de todos dentro da empresa.
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Show.
Ótimas dicas. Costumo beber água durante o dia no trabalho, de pouco em pouco, isso tem me ajudado muito, não só por hidratar mas por de vez em quando poder caminhar. Abraço.
Sim, a água e os exercícios físicos ajudam muito nosso rendimento profissional!