Que empreendedor não sonha em fazer os clientes dizerem UAU ao serem atendidos de forma excelente? Devido aos adventos da alta produção, tecnologia e grande concorrência, atender bem se tornou obrigação e a excelência no atendimento se tornou obsessão.
Por isso, eu preparei 4 dicas para você conquistar o UAU dos clientes e melhorar a qualidade do atendimento. Confira a seguir!
Dica 1: NPS
Você não conhece a sigla NPS? Calma que eu te explico! O Net Promote Score é um método para você avaliar a opinião dos clientes em relação a determinados produtos, serviços ou até mesmo a empresa como um todo.
Ele pode ser aplicado para descobrir a eficiência do atendimento geral de sua equipe, ou em relação ao atendimento específico de um colaborador.
As respostas são classificadas de 0 a 10, sendo que de 0 a 6 o consumidor é um detrator da marca, ou seja, odiou o seu atendimento. De 7 a 8 seu atendimento foi satisfatório, porém como foi citado acima “atender bem se tornou obrigação”.
Aplique este método e busque sempre a excelência no atendimento, nota 9 ou 10, qualidade extrema e satisfação máxima. Só assim você tem certeza de que a experiência de compra foi bem-sucedida e sua marca tem a possibilidade de ficar gravada na mente do público.
Dica 2: Descubra deficiências e implemente melhorias
O caminho até a sonhada excelência no atendimento é muito trabalhoso, e a grande sacada é mudar e melhorar sempre que necessário.
Não existe apenas o NPS para você mensurar sua qualidade, aplique pesquisas de opinião, converse ao vivo com o seu público-alvo, estude o atendimento da concorrência e tome referências do que realmente funciona.
Mas, atenção, esse processo deve ser cíclico e contínuo, em que você identifica problemas, estuda soluções e aplica melhorias. Entendeu?
Dica 3: Excelência no atendimento requer organização
Todo processo de atendimento precisa ser organizado, rápido e objetivo. A desorganização pode ser um inibidor de vendas e, para os casos em que os clientes tentam resolver problemas com você, essa adversidade pode ser maximizada devido à bagunça do seu atendimento.
Já a agilidade é um fator decisivo em busca da excelência no atendimento, tendo em vista que os clientes não querem perder tempo e sempre buscam soluções rápidas para as suas demandas. A cada dia o mundo está cada vez mais dinâmico, acompanhe essa tendência.
Dica 4: Transmita segurança
Muitos clientes chegarão até você com dúvidas e problemas a serem resolvidos. Por isso você precisa transparecer honestidade, autoridade e segurança, além de dominar o assunto do seu negócio. Assim o cliente ficará tranquilo, pois a sua demanda estará em boas mãos.
Gostou dessas 4 dicas? A excelência no atendimento pode ser alcançada, mas o seu método pode ficar saturado, portanto aplique pesquisas para descobrir a satisfação, organize seu atendimento e implemente melhorias sempre que necessário!
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