Os erros são inevitáveis em nossas vidas e cabe a nós torná-los positivos, agregando conhecimento e experiência nessas oportunidades ruins. Se você é daqueles que gostam de aprender com os erros esse artigo foi feito para você. Conheça a seguir alguns erros comuns que te impedem de aumentar vendas no e-commerce.
1) Poucas opções de pagamento
Se tratando de vendas virtuais existem milhares de opções de pagamentos no mercado e, em alguns casos, os lojistas perdem vendas por possuir poucas opções de pagamento e parcelamento.
Existem sites específicos que operam créditos online, além de várias bandeiras de crédito, débito e boletos bancários. Uma grande sacada para você é possibilitar o parcelamento das compras em dois ou mais cartões de créditos diferentes. Fique atento e elabore pesquisas de mercado para saber quais são as formas de pagamentos preferidas do seu público-alvo.
2) Processos longos de compra atrapalham as ações para aumentar vendas no e-commerce
O ser humano age por impulso em diversas ocasiões, isso é um instinto natural e, caso o usuário tenha o impulso de comprar em seu e-commerce e o processo de compra seja muito longo e complexo, você pode perder diversas vendas.
O ideal é que o processo de cadastro seja simples, a compra intuitiva, de preferência em poucas telas, três no máximo, dando eficiência ao seu processo de compra. Porquê?
Pois quanto mais tempo o usuário demorar na compra, mais tempo ele terá de pensar se realmente necessita daquilo, logo podendo desistir do ato, entendeu?
Para ajudar você, leia esse outro artigo do Ignição Digital com 4 técnicas de vendas no varejo online.
3) Falhas no filtro de busca
Muitas vezes o usuário entra em seu e-commerce com um produto em mente, e qual é o primeiro passo para ele efetuar a compra? Pesquisar o produto em questão no seu e-commerce, não é?
Aí mora um dos erros mais comuns nas lojas virtuais, que impedem muitos profissionais de aumentar vendas no e-commerce.
O seu filtro de busca precisa ser extremamente eficiente, analisando e considerando erros de grafia e posicionando sempre os produtos corretos nos resultados. Imagine alguém pesquisar no seu site “tênis Adidas” e receber um modelo da Nike como resultado da busca? Trágico!
4) Usabilidade e layout
Mesmo com um processo de compra curto, o consumidor tende a demandar bastante tempo em seu e-commerce até comprar um produto. Isso acontece, pois, os usuários pesquisam, procuram saber mais sobre o produto, olham outras opções, etc.
Portanto a usabilidade do site deve ser perfeita, pois se ocorrer falhas o usuário pode desistir da compra. O mesmo acontece com o layout!
A apresentação dos produtos deve ser atrativa, assim como a página, que deve conter um design atraente e uma navegação eficiente. Dessa maneira você conquista o usuário e pode aumentar vendas no e-commerce.
Corrigindo estes 4 erros você consegue melhorar sua ferramenta de vendas e conquistar mais e mais clientes! Gostou do nosso artigo? Receba sacadas como essa em primeira mão através da newsletter do Ignição Digital, basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado.
muito bom top