4 lições de Kotler para o Marketing Digital

As lições de Kotler sobre marketing digital

O professor universitário Philip Kotler é considerado um dos grandes gurus do marketing. Ele é um dos maiores entusiastas do marketing digital da atualidade e conseguiu prever um cenário onde o marketing tradicional e o digital coexistam de maneira igualitária e até um momento em que a área digital supere as modalidades tradicionais do marketing.

O que Kotler nos ensina sobre marketing digital diz respeito à perfeita combinação desta nova modalidade com os elementos do marketing tradicional. Segundo ele, o marketing continua, e sempre continuará a se basear em três pilares: foco no cliente, entrega de valor e a satisfação e encantamento do cliente como resultado. Para Kotler, o marketing digital deve aproveitar estes conceitos e aprimorá-los, uma vez que a relação das empresas com os clientes mudou drasticamente com a popularização da internet

Todas as empresas devem ser boas

Segundo Kotler, o marketing digital é só uma faceta do sucesso das empresas no futuro digital. Para ele, poder de voz que a internet e as mídias sociais deram para as pessoas para falar abertamente sobre as empresas, se avaliam elas como boas ou ruins, determina que todas as empresas precisam ser boas.

Isso acontece, pois fica mais difícil para as empresas camuflar problemas no seu processo de trabalho, principalmente os relacionados ao atendimento a clientes. As companhias precisam adequar os seus processos internamente para atender os seus consumidores de forma efetiva, e realmente cumprir o que prometem.

É preciso entender as mídias sociais para competir

Outro ponto apontado por Kotler em relação ao marketing digital é a falta de familiaridade dos gestores de marketing com as novas mídias. Para ele, quem quiser continuar competitivo no mercado pós-digital deve não só estar presente nas mídias sociais, mas entender profundamente todos os mecanismos destas novas mídias para poder aproveitar todo o seu potencial.

Pensar em soluções de marketing mobile é fundamental

O consumidor procura cada vez mais por informações imediatas e, atualmente, tem um computador conectado à disposição no bolso. Este comportamento vem influenciando as decisões de compra do consumidor de maneira direta. Por isso é fundamental que as empresas fiquem atentas e comecem a apostar em técnicas de marketing para smartphones.

O marketing digital deve criar relacionamentos

Vender produtos não pode mais ser o único propósito do marketing. Segundo Kotler, o marketing digital deve estar focado na criação de um relacionamento duradouro entre o cliente e a empresa. Na era digital é muito importante que as empresas, além de conquistar novos clientes, foque na redução de rotatividade de clientes, procurando fidelizá-los sempre que for possível. Deste modo a lucratividade da relação empresa-cliente só aumenta ao longo do tempo.

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4 thoughts on “4 lições de Kotler para o Marketing Digital”

  1. Como sempre os artigos do Ignição Digital trazem conteúdos que somam demais para quem estuda sobre Marketing Digital. Sempre que acesso seu site fico com vontade de ler mais. Philip Kotler, sem dúvidas é um dos maiores gurus desse universo. Já tinha ouvido falar dele muito antes de começar a estudar Marketing mais intensamente.

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