Se você tem vontade de empreender em outro país, precisa conhecer negócios que fazem sucesso no exterior. Porém, se o seu objetivo, na verdade, é trazer para o Brasil as ideias desses empreendimentos, não deixe de estudar o mercado. Afinal, não é porque fazem sucesso lá fora que farão aqui, uma vez que a cultura e o perfil de consumidor são diferentes.
Veja os tópicos que estão neste artigo:
- – estude o mercado antes de abrir um negócio;
- – quatro negócios que fazem sucesso no exterior;
- – planeje o seu plano de ação.
Estude o mercado antes de abrir um negócio
Antes de trazer as ideias de negócios que fazem sucesso no exterior, primeiro, é preciso estudar o mercado brasileiro. Será que o tipo de produto ou serviço que pretende implementar fará sentido aqui?
Para ter um empreendimento eficiente, pense que ele precisa ser de entendimento e facilitar a vida das pessoas. Assim como qualquer outro produto ou serviço, ele deve oferecer valor para quem consome.
Buscar inspiração em negócios internacionais já não é novidade. Inclusive, a maioria dos programas de televisão brasileiro, por exemplo, são inspirações de outros países, como realitys shows, talk shows e até mesmo telejornais.
Geralmente, antes de abrir uma empresa, uma pesquisa de mercado é desenvolvida com o possível público-alvo. Há diversas agências e organizações que são especializadas em pesquisas quantitativas e qualitativas.
Feita a análise, pode surgir a oportunidade de abrir o negócio no mercado nacional. Claro que não existe garantia que uma ideia importada dará certo fora de seu país de origem, porém, assim como a maioria das empresas, as estratégias são feitas de erros e acertos.
Confira abaixo quatro negócios que fazem sucesso no exterior e inspire-se:
1. Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura são verdadeiros sucessos no mercado internacional. Se deseja um exemplo disso, olhe para a Netflix. Por meio de um plano que o usuário escolhe, ele e sua família podem usufruir de uma série de programações disponíveis no streaming.
Hoje, diversas empresas trouxeram a ideia de assinatura para o seu segmento, sendo possível encontrar clubes de assinatura para livros, vinhos, utensílios de beleza, jogos, entre outros.
O objetivo é fidelizar o cliente por meio do plano e disponibilizar produtos ou serviços de acordo com o que ele escolheu.
2. Comidas vegetarianas e veganas
De 2018 para cá, cresceu muito o número de pessoas adeptas à alimentação vegana.
Em 2012, apenas 8% da população brasileira se considerava vegetariana e, hoje, o número aumentou para 14%. Além disso, 75% dos brasileiros optam por consumir produtos com selo vegano, de acordo com o IBOPE.
Países como a Espanha, Reino Unido e Estados Unidos já adotaram o novo estilo de alimentação na maioria de seus estabelecimentos e criaram pontos próprios também.
No Brasil, ainda há relativamente poucos lugares que oferecem produtos 100% vegetais. Existe uma grande oportunidade de mercado para quem deseja crescer com essa mudança cultural!
3. Bancos digitais
Com a tecnologia cada vez mais em alta, até o mercado financeiro procurou mudar. Desde 2014, os bancos digitais, como o Nubank, por exemplo, tornaram-se excelentes opções alternativas para quem deseja ter um cartão de crédito atrelado a uma baixa cobrança de taxas e juros.
Esse modelo bancário é predominante na Europa e cada vez mais está tomando espaço entre a população brasileira.
4. Delivery por aplicativos
Não é de hoje que os aplicativos de smartphones facilitam nossas vidas. O celular se tornou uma ferramenta quase que indispensável no dia a dia e, com isso, surgiu a possibilidade de trazer serviços básicos, como os restaurantes, para dentro do digital.
É possível fazer o pedido, acompanhar a entrega e classificar o estabelecimento com notas e comentários. Você só achará um restaurante, por exemplo, se ele estiver cadastrado no aplicativo.
Atualmente, outros serviços estão entregando em opções delivery, como farmácias e supermercados.
Planeje o seu plano de ação
No começo do artigo falamos sobre a importância de uma pesquisa com o possível consumidor. Outro fator indispensável é realizar pequenos testes para estratégias de novos negócios.
Para isso, elabore o seu plano de ação de marketing. Ele deve conter todas as estratégias necessárias para a sua empresa dar certo. Não se esqueça de:
- – analisar concorrentes primários e secundários;
- – estabelecer um diferencial competitivo;
- – verificar se existe matéria-prima ou fornecedores para suprir a sua demanda;
- – ajustar detalhes do produto ou serviço de acordo com as opiniões de seu público;
- – mensurar resultados.
Conclusão
Hoje você conheceu quatro possibilidades de negócios que fazem sucesso no exterior. Deve ciência também que mesmo que estabelecimentos promissores tenham um alto impacto em outros países, não significa que terá a mesma performance no Brasil.
Aprendeu sobre a importância de um estudo de mercado e como planejar um plano básico de ações.
Preparado para ter sucesso com alguma das ideias do artigo? Deixe nos comentários! Continue ligado no blog da Ignição Digital para mais assuntos assim!