O planejamento da identidade visual é uma das etapas mais importantes — e divertidas — da criação de qualquer negócio digital. Ela é parte vital da empresa, pois definirá as sensações do usuário ao entrar em contato com o seu negócio. É também a primeira coisa da qual nos lembramos ao pensar em uma marca.
Quando você pensa em uma multinacional, como a Apple, a primeira imagem que vem à sua mente é o seu logotipo, com a maçã mordida. Também é possível que venha à mente o design de um dos seus produtos mais populares, o iPhone.
Todos estes elementos estão conectados à identidade visual da empresa. É preciso criar uma associação automática por parte dos clientes e usuários dos produtos. Isso serve para que todos identifiquem imediatamente a marca do produto, sem precisar ler o nome da empresa ou ver a logo estampada.
1. Desenvolva a sua identidade visual com profissionais
A minha primeira dica para quem quer criar uma identidade visual eficiente é procurar por profissionais qualificados. Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores tentam economizar nesse aspecto, buscando imagens gratuitas na internet. Há ainda quem comete plágio, imitando a marca de alguma outra empresa de maior destaque.
Essas atitudes são o típico exemplo do barato que pode sair caro. Imagens gratuitas da internet não são exclusivas, o que pode gerar confusão nos usuários. A melhor saída é encontrar um designer qualificado ou uma agência de comunicação para fazer parte desse processo.
2. Faça um briefing bem detalhado para o designer
Seja contratando uma agência, seja buscando por um profissional para criar a identidade visual do seu negócio, é importante que ele esteja familiarizado com os principais valores da sua empresa. Conceitos como a missão da empresa, visão e valores são essenciais para criar uma identidade visual coerente. Também é preciso apresentar ao designer quais são os objetivos da marca, dados sobre o público-alvo e sobre os produtos comercializados.
É muito importante também que o empreendedor apresente as suas ideias às pessoas responsáveis pela construção da sua identidade visual. Dessa forma, os designers poderão traduzir também a personalidade do empreendedor para o negócio.
3. Escolha os elementos visuais que irão compor a sua identidade visual
Agora é o momento para escolher os elementos visuais, como cores, fontes e formas geométricas que farão parte da identidade visual do seu negócio. Além de se pensar no briefing, é preciso ficar atento aos usos principais da sua marca.
Empresas digitais devem levar em conta a experiência do usuário ao acessar os seus canais digitais, escolhendo fontes e cores que se destaquem nesses meios. Já companhias que tenham atuação off-line precisam pensar em aspectos como leitura, impressão e texturas, pois os seus materiais são físicos. Esses elementos irão formar peças importantes, como a logo, itens de papelaria, layout para as mídias digitais, etc.
4. Crie um manual técnico de uso da identidade visual
É necessário criar um manual indicando quais maneiras os elementos que compõem a sua marca podem ser usados. Essa etapa é importante para que haja consistência em todas as peças criadas. No caso de infoprodutos , eles precisam seguir identidade visual com coerência, para que os usuários possam identificar imediatamente que os produtos pertencem à sua empresa.
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