Será que você está usando a tecnologia ao seu favor? Muitas pessoas não utilizam as mídias de entretenimento para se autopromover e nem imaginam o quanto podem estar perdendo com isso. O marketing pessoal nas redes sociais é uma estratégia poderosa que visa expor seus pontos fortes e qualificações profissionais diante um ambiente virtual.
Hoje você vai ver:
- – como planejar o marketing pessoal nas redes sociais;
- – quais mídias escolher;
- – benefícios da estratégia.
Como planejar o marketing pessoal nas redes sociais?
Assim como em qualquer plano estratégico, o marketing pessoal nas redes sociais visa alcançar um objetivo. Neste caso, a projeção pessoal.
Como a partir de agora você usará suas contas digitais para fins profissionais, é preciso ter cuidado com o que é compartilhado ou dito. Inclusive, recrutadores de talentos visitam os perfis de candidatos em vagas de emprego antes de os chamarem para entrevistas.
Você pode ter um currículo rico em experiências, mas se as suas redes não se adequarem ao seu perfil profissional, elas podem atrapalhar na conquista por uma vaga ou cargo.
Para isso, considere mapear as informações que deseja expor em rede, isso é:
- – valores;
- – interesses;
- – paixões;
- – relações;
- – pessoas em que se inspira.
São com essas informações que você atrairá e manterá contato com pquem entrar em sua rede.
Nem toda mídia social é adequada para manter relacionamentos profissionais. Isso porque há uma grande variação de público em todas elas.
O LinkedIn, por exemplo, é um meio de contato 100% profissional em que você apenas deve compartilhar suas competências e experiências. Todos os dias, diversos recrutadores podem olhar o seu perfil com o intuito de te oferecerem uma entrevista.
Para se dar bem no marketing pessoal nas redes sociais, tente por em prática esses quatro segredos:
1. Modo privado
Não é porque você é um diretor de empresa, por exemplo, que não pode compartilhar sua vida pessoal. Se deseja mostrar o seu lado mais descontraído sem que seus funcionários ou outras pessoas te julguem, opte pelo modo de privacidade restrita.
É possível fazer isso no perfil todo ou apenas em algumas fotos ou álbuns. Dessa forma, somente quem você aceitar poderá ver.
2. Nome uniforme
Apelidos tornam o contato menos profissional e mais intimista, por isso, evite-os. Se o seu desejo é criar uma imagem impactante e centrada, use seu nome e sobrenome nas redes sociais. Inclusive, apelidos ou nomes informais podem te prejudicar.
Imagine que se candidatou a uma vaga e um recrutador foi procurá-lo nas mídias para saber como se portava nos meios. Porém, não o encontrou, uma vez que o seu nome era outro. Como isso era critério de avaliação, te descartou da seleção.
3. Mantenha seu perfil atualizado
Já viu uma marca fazer uma propaganda desatualizada? Provavelmente não. O mesmo deve acontecer com o seu perfil.
De que adianta ter uma conta no LinkedIn e não atualizar conforme os seus acontecimentos profissionais? Muitas pessoas acabam perdendo oportunidades exatamente por “abandonarem” suas contas.
Tente manter sempre atualizado o seu emprego, cursos, habilidades e atividades que exerce atualmente.
4. Siga pessoas com as quais se identifica
Quanto mais seguir e ter em sua rede pessoas com as quais você se identifica, mais chances tem de atrair um público selecionado. Siga pessoas influentes e trabalhe para que elas te sigam de volta.
Quais redes sociais escolher?
Agora você deve estar pensando “é impossível criar contatos profissionais no Twitter.” Será mesmo? Apenas o LinkedIn é uma rede de caráter profissional?
A internet pode ser um excelente meio de autopromoção como também já fez muitos profissionais serem despedidos com um único compartilhamento de opinião, por exemplo.
Redes como o Facebook, Instagram e Twitter não estão descartadas, inclusive, é possível sim conhecer profissionais incríveis por elas. Lembre-se apenas de usar com sabedoria e expor suas opiniões com parcimônia. Uma imagem, frase ou texto podem mudar por completo a sua carreira.
Além disso, a sua área de atuação deve condizer com a rede escolhida. Se for designer ou publicitário, por exemplo, o Instagram pode ser uma ótima fonte para expor os seus trabalhos.
Se ainda está em dúvidas se é uma boa estratégia para você, listamos alguns benefícios que devem ser levados em consideração. São eles:
- – promoção pessoal;
- – divulgação de trabalhos;
- – possibilidade de entrevistas;
- – ampliação de rede de amigos;
- – manter contato com profissionais influentes.
Conclusão
Hoje você aprendeu um pouco sobre a importância do marketing pessoal nas redes sociais. Viu como um simples post pode impactar diretamente na sua imagem e como a sua postura digital influencia na seleção de uma vaga.
Aprendeu que todas as mídias sociais são válidas desde que elas se adequem ao seu perfil e área de atuação.
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Ótimas dicas. Inclusive, foi uma inspiração para mim, assunto pouco abordado.
Quando eu criar um artigo no meu blog que faça ralação com o assunto vou linkar para essa artigo. Mais sucesso para vocês.
Abraço.
Danilo Reis
sendoempreendedor.com