5 Técnicas de Atendimento ao Público

técnicas de atendimento ao público

Seja online ou presencial, as técnicas de atendimento ao cliente são fundamentais para todo empreendedor. Afinal, é a maneira como seu negócio cuida do consumidor, se tornando primordial para proporcionar uma boa experiência a ele e, assim, fazer com que ele volte a consumir da sua empresa e recomende ela para outras pessoas organicamente. 

  • – o que é um bom atendimento ao público?;
  • – qual a importância de um bom atendimento?; 
  • – como fazer um bom atendimento?

O que é um bom atendimento ao público?

Antes de partir para as dicas para dominar as técnicas de atendimento ao cliente, é preciso saber o que é o atendimento ao público de qualidade. De maneira objetiva, um bom atendimento não se resume apenas em atender rapidamente o público, seja online ou presencialmente. 

Para que o cliente sinta-se importante é preciso ouvi-lo, colocar-se no lugar dele e fazer de tudo para resolver suas dores. Ou seja, a experiência de comprar um produto ou serviço precisa ser algo muito mais íntima hoje, por isso, invista em conexões reais. 

Qual a importância de um bom atendimento?

Segundo um estudo da empresa americana de software on demand Salesforce, 80% dos clientes consideram a experiência oferecida por uma empresa tão significativa quanto a qualidade dos produtos. Já no Brasil, esse número é maior: 89%. 

Para que você não perca clientes por um atendimento insatisfatório, separamos técnicas de atendimento para colocar em prática no seu negócio. 

Como fazer um bom atendimento ao público?

Agora que você já sabe que um atendimento de qualidade não se resume apenas a agilidade, chegou a hora de colocar a teoria em prática com as orientações a seguir!

1. Escutar antes de falar com seu cliente

Escutar antes de falar está no senso comum quando falamos de técnicas de atendimento ao público, embora muitos vendedores e atendentes não apliquem a técnica no dia a dia. 

É preciso entender que o foco principal do atendimento e/ou negociação sempre será a dor do cliente, por isso, você precisa entendê-la de fato, antes de colocar sua visão ou oferecer algo. Escute tudo sem distração, mostre-se disposto a ajudar em qualquer demanda, tenha atenção e educação e só então indique produtos ou ofereça serviços.

Escutar atentamente proporciona uma base para o seu discurso e aumenta sua segurança e confiança, fatores decisivos para você conquistar melhores resultados em seu negócio com base em técnicas de marketing de relacionamento

2. Ter cordialidade na comunicação

Atender o público também é servir, e como todo tipo de serviço, o ideal é exceder sempre as expectativas. Por isso, um bom atendimento precisa ser cordial. Lembre-se que o atendente ou vendedor é a voz da marca, por isso ele precisa estar bem alinhado aos seus valores e objetivos. 

Use a inteligência emocional e analise o momento mais propício, por exemplo: quando o cliente precisar aguardar, peça desculpas pela situação. Ou ainda, quando o cliente não estiver feliz com algo, mostre sua empatia e coloque-se no lugar dele.

Outro ponto de cordialidade indispensável é a educação básica, como o uso adequado das tratativas Sr. e Sra., além de sempre agradecer, pedir licença, oferecer um bom dia/tarde/noite, entre outras coisas.

3. Evitar termos complexos é uma das técnicas de atendimento

Os termos técnicos podem ser claros como a água para você, sua equipe e um seleto grupo de clientes, mas para a maioria deles não é. Por isso, você precisa simplificar seu discurso sempre que possível, usando a linguagem de sua persona. Sim, essa estratégia do Marketing pode ser usada até mesmo no atendimento ao público, em especial na internet. 

4. Focar nos benefícios agregados do seu produto

Entenda que o seu produto ou serviço possui características, vantagens e benefícios. Por exemplo, uma furadeira nova pode ser azul, bivolt, potente e operar sem fio. As vantagens dela são a bateria de longa duração, ser ergométrica e ter carregamento rápido. Já os benefícios são que você não precisa lidar com fios, pode operá-la fora de casa ou longe das tomadas e tem a liberdade de trabalhar com um equipamento autônomo.

Essas características qualquer outra furadeira também pode ter. Por sua vez, os benefícios são valores agregados criados em seu discurso, que fazem com que os clientes comprem de você e mais ninguém.

Um exemplo: o Fusca e a Ferrari têm as mesmas características comuns de um carro, as mesmas vantagens de andar de carro, mas os benefícios agregados são infinitamente diferentes. 

Se o seu negócio atende online, esses pontos merecem ainda mais atenção. Afinal, existem milhares de concorrentes a apenas um clique de distância. 

5.  Praticar a proatividade e surpreender o cliente

Mais uma das técnicas de atendimento que conquista clientes é a proatividade, ou seja, surpreenda seu público!  

Um dos cases mais famosos é o da sanduicheira roxa. Depois de perceber que a compra de um sanduíche havia sido duplicada em seu cartão de crédito, um cliente muito irritado entrou em contato com o Nubank para resolver o problema.

No entanto, além de ter a cobrança cancelada, o cliente também recebeu um presente inusitado: uma sanduicheira roxa, com diversas receitas escritas à mão. Assim, ele não teria mais que pagar caro por um sanduíche.

São essas ações que demonstram ao cliente que sua empresa se importa com os problemas dele, fortalecendo a fidelização dele cada vez mais. 

Conclusão

As técnicas de atendimento ao público atualmente se voltam para o emocional do seu público-alvo, ou seja, é preciso conhecer muito bem seus clientes e fazer com que eles sintam-se próximos e importantes para a empresa. Além de cordialidade, é preciso ser claro, escutar o cliente, focar nos benefícios agregados do seu produto e ser proativo! 

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One thought on “5 Técnicas de Atendimento ao Público”

  1. A informação sobre o atendimento ao público e ótimo nas redes sócias traz um melhor aprendizado , gostei muito do que lie e concerteza será útil para meu desenvolvimento parabéns ..!

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