Por Que os 4Ps do Marketing São Tão Importantes?

Conheça os 4Ps do Marketing

Se você acompanha o Ignição Digital há algum tempo ou já estudou marketing alguma vez na sua vida, com certeza já ouviu falar dos 4Ps do Marketing, não é mesmo? Este conceito também é conhecido como marketing mix e diz respeito a quatro aspectos que devem ser observados dentro da estratégia de uma empresa. São eles: Produto, Preço, Praça (ou Ponto de Venda) e Promoção.

Conheça os 4Ps do Marketing

Os 4Ps do marketing são aspectos chave que devem ser pensados e elaborados de maneira estratégica dentro da empresa, pois eles são determinantes para o sucesso ou fracasso de qualquer modelo de negócios. Conheça cada um deles, em detalhes, a seguir.

Produto

O primeiro dos 4Ps do marketing é um dos mais importantes. O produto é aquilo que a sua empresa oferece ao consumidor. Ele pode ser um produto tangível, como um objeto, roupa, calçado, bem de consumo, etc, ou intangível, como é o caso dos produtos de informação ou de serviços de consultoria, por exemplo.

Para criar um bom produto, a empresa deve pensar em alguns aspectos, tais como:

Qual valor ela deseja criar para o seu público-alvo;

Como ela poderia sanar as dores dos potenciais clientes através do produto;

Qual é a missão da empresa;

Os atributos e funcionalidades do produto ou serviço.

Preço

Este é um dos mais complexos dos 4Ps do marketing. O preço deve ser formado com base na estrutura de custos da sua fabricação, tributação e venda, mas também serve para definir o posicionamento de mercado da empresa.

Produtos mais caros podem ser encarados como artigos de luxo e atingirão uma parcela do público, já os mais baratos serão mais atrativos para um segmento de público mais popular.

O modelo de cobrança também deve ser pensado neste momento. O produto ou serviço será vendido com um preço único ou será cobrada uma mensalidade por ele? É muito importante observar as práticas da concorrência e realizar pesquisas de mercado até acertar um valor justo para a comercialização do seu produto ou serviço.

Ponto de Venda

De importância estratégica, a praça, ou ponto de venda, diz respeito ao local onde serão comercializados os produtos ou serviços da empresa.

Este conceito é importante tanto para negócios tradicionais, que tenham uma estrutura física, quanto para negócios digitais. Pense comigo: se o seu negócio dispõe de uma loja, quiosque ou qualquer ponto de vendas físico, você deve cuidar para que esta praça seja atrativa, bem localizada e possa atingir o seu público-alvo, certo?

O mesmo vale para negócios 100% digitais, que devem ter um site atrativo, landing pages que estimulem o fechamento da compra e presença nos locais digitais onde está a atenção do seu público-alvo.

Promoção

Todo o conjunto de estratégias para a divulgação do seu produto ou serviço é definida através deste dos 4Ps do marketing. A promoção engloba todo o plano de comunicação da sua marca, estratégias de aquecimento das vendas, planejamento e execução de estratégias de marketing da sua empresa.

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