Subway, McDonald’s, Burger King, KFC e 7 Eleven foram consideradas as melhores franquias do mundo em 2015. Observar as suas principais características é uma boa forma de pensar sobre as práticas que você pode adotar para transformar a sua ideia em um negócio de sucesso!
Deste modo, estudei estas empresas a fundo e separei o que considero as 5 características mais importantes que os empreendedores digitais podem adotar para conseguir criar negócios com potencial real de retorno e altos faturamentos.
Vendas no varejo
O consumidor final é o cliente mais lucrativo que um empreendedor em começo de carreira pode desejar. O varejo, principalmente em meios online, apresenta taxas de crescimento expressivas, mesmo em tempos de crise.
Todas as redes que estão no ranking de melhores franquias do mundo vendem produtos no varejo. Elas também estão no ramo de alimentação e conveniência, mostrando que os produtos e serviços de necessidade básica são bons investimentos para quem procura montar seu negócio.
Oferecem conveniência
Uma característica em comum das principais franquias do mundo é a oferta de serviços rápidos, boa localização e flexibilidade no horário. A rede 7 Eleven, por exemplo, é uma das poucas empresas que faz questão de funcionar 24 horas por dia mesmo em feriados importantes, como o Natal, que é o dia de maior faturamento do ano em toda a rede.
É importante oferecer a forma mais conveniente de atender as necessidades dos seus clientes. Você não precisa seguir o modelo da 7 Eleven à risca, mas é preciso mostrar aos clientes que a sua empresa está aberta e disponível a atendê-los da maneira mais conveniente possível. Invista em diversos canais de comunicação e seja flexível nas relações com os clientes.
Fazem parcerias longas
McDonald’s só fecha contrato com franqueados dispostos a ter uma loja por pelo menos 20 anos. No KFC o prazo mínimo é de 10 anos. A lição que este modelo de negócio tem a nos apresentar é que as parcerias longas são mais lucrativas, por isso ao fechar um negócio para a sua empresa recém-criada, pense em parcerias de longo-prazo.
O mesmo vale na sua relação com o cliente. Quanto mais tempo ele passar vinculado à sua empresa, mais lucrativa será a sua relação com ele. Invista na fidelização dos consumidores trabalhando em estratégias que garantam a boa experiência deles em seu negócio e táticas de marketing que estimulem a sua volta.
Se reinventam ao longo do tempo
Com o desejo dos consumidores por uma vida mais saudável, as grandes redes de fast-food que figuram na lista de melhores franquias do mundo tiveram que se reinventar e oferecer produtos mais adequados a esta realidade. O McDonald’s passou a ofertar a salada como acompanhamento do sanduíche, o Burger King criou uma versão vegetariana para seus hambúrgueres e outras redes também se adaptaram.
Verificar a movimentação do mercado e as principais tendências de comportamento do consumidor é importante para que a sua ideia de negócio não fique desatualizada e não seja mais capaz de criar soluções para os problemas da sua clientela. Flexibilidade e inovação são fundamentais para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado.
Investem em treinamento
Os processos de treinamento de novos franqueados nas melhores franquias do mundo são longos, muitas passam de um ano, como é o caso do McDonald’s. A formação e a atualização dos empreendedores é fundamental para que o negócio tenha sucesso.
Dedicar uma parte do seu tempo e orçamento para o treinamento de funcionários também pode trazer grandes resultados para o seu negócio, deixando a sua equipe afinada com as melhores práticas e tendências mais recentes.
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