Quando a intenção é fazer marketing, o e-mail ainda é muito útil para as marcas. Caso ache o contrário, sinto dizer, mas provavelmente você ou a sua equipe não estão sabendo como criar e-mail marketing. Diante disso, que tal conferir algumas dicas?
Reuni, neste artigo, as orientações que considero mais importantes sobre o assunto. Leia cada uma delas, reveja o modo como produz seus e-mails e melhore os resultados de marketing digital.
1. Defina o objetivo e a estratégia
O primeiro passo de como criar e-mail marketing é definir um objetivo. Caso ainda não tenha esse conhecimento, saiba que você pode criar esse tipo de e-mail para:
- divulgar promoções;
- enviar newsletter ou convites;
- promover conteúdos;
- criar engajamento;
- aumentar o tráfego;
- nutrir os leads; ou
- fazer outras ações.
Escolha o seu objetivo e, se for o caso, veja quais estratégias de e-mail marketing a sua empresa pode adotar.
2. Personalize seu template
Partindo do princípio de que você já tenha um software que faça o envio dos e-mails, precisará se dedicar ao preparo deles, que obrigatoriamente exige um template em HTML ou em um modelo já pronto.
O mais importante nesse passo de como criar e-mail marketing é que o template tenha a identidade visual da sua empresa. Outra dica é optar por aqueles que funcionam tanto no desktop quanto em dispositivos móveis, de modo que consiga atingir todos que abrem os e-mails por smartphone ou aparelhos do tipo.
3. Faça títulos interessantes
Hoje em dia, as pessoas não têm mais tempo de abrir mensagem por mensagem para ver do que se trata e, muitas delas, apenas olham os títulos. Portanto, eles devem funcionar como chamadas. Precisam ser objetivos, criativos e aguçar a criatividade do leitor.
Acredite em mim: melhorar os seus títulos é uma excelente forma de fazer com que o e-mail marketing funcione!
4. Capriche no conteúdo
Produzir bons títulos é importante para fazer as pessoas abrirem o e-mail. No entanto, para obter retorno, é necessário caprichar no conteúdo, que deve ser bem atrativo e, preferencialmente, conter um mix de texto e imagem.
Também é bacana utilizar textos curtos e escrever em uma linguagem adequada à sua persona, de modo que ela se identifique ainda mais.
5. Coloque um CTA
Como viu, o processo de como criar e-mail marketing exige a definição de um objetivo. E, se ele existe, impreterivelmente a sua mensagem deve ter um CTA – Call To Action. Assim, fará com que pessoas sejam direcionadas à ação desejada.
Portanto, independentemente do objetivo, inclua um CTA no HTML ou escolha um template que já tenha um desses botões destacado e bem localizado. Isso vai aumentar consideravelmente os seus resultados.
Para finalizar as dicas de como criar e-mail marketing, recomendo que continue navegando no meu blog e confira três formas de melhorar a taxa de conversão com essa estratégia!