Você sabia que a cada dez empresas brasileiras, seis fecham antes de completar 5 anos? Pois é, o número assunta! Porém, isso não deve ser um motivo para você abandonar o sonho de ter o seu negócio. Tendo uma boa ideia, um entendimento básico de gestão e conhecendo algumas dicas de empreendedorismo, você pode garantir a longevidade da sua companhia.
Para trilhar esse caminho, veja algumas orientações e alertas que tenho para você que deseja começa um negócio do zero.
1 – Seja criativo
Sou daqueles que acham que empreendedores têm que usar a criatividade a seu favor, mesmo quando há riscos. Aliás, se você tem medo de ousar, talvez deva conhecer a diferença entre empreendedor e empresário, pois pode ser que você tenha um perfil mais administrativo do que criativo.
Mas voltando ao assunto, considerado a criatividade útil não só na criação de produtos inovadores, como também na hora de enxergar novas possibilidades e, principalmente, no momento de enfrentar e acabar com os problemas. Por isso, “ser criativo” é a primeira das dicas de empreendedorismo para iniciantes.
2 – Tenha um bom plano de negócio
Já disse isso várias vezes e vou repetir aqui: para que tudo dê certo, além da ideia você também precisa saber como transformá-la em uma empresa que seja lucrativa. E para isso, não conheço um caminho que não envolva a criação de um plano de negócio.
Com ele será possível conhecer melhor o mercado que pretende atuar e, assim, obter uma visão mais detalha das possibilidades que pode aproveitar. Fora isso, um bom planejamento também evitará que você tenha custos desnecessários, algo que é primordial para quem está começando.
3 – Invista em qualidade
Mesmo no início, pecar pela falta de qualidade de um produto ou serviço é um tremendo erro, que pode impactar diretamente as suas vendas e, inclusive, comprometer o futuro da sua empresa.
Diante disso, antes de colocar a sua companhia para funcionar, faça testes, pesquisas, negociações com fornecedores e tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes, oferecendo ótima qualidade.
4 – Conheça bem os consumidores
Ter um bom relacionamento com os consumidores é uma das dicas de empreendedorismo que mais dou. Porém, conseguir isso exige que você entenda o seu público-alvo profundamente.
Para isso, providencie a criação de suas personas e as estude. Assim conseguirá entender o tamanho do público que está lidando, o comportamento deles, as preferências, os hábitos de consumo e até a rotina. Tais informações facilitará a criação e a divulgação dos produtos e serviços, mas também será útil para diversas tomadas de decisões.
5 – Aprenda marketing digital
Mesmo que o seu negócio não seja tecnológico, você precisa usar a tecnologia que tem disponível. Então, utilize todas as dicas de empreendedorismo que já citei, mas não se limite às vendas físicas. Faça a sua empresa ganhar projeção através da internet e também por meio do marketing digital.
Com esses dois juntos, você pode chegar exatamente onde o seu público está, consegue ultrapassar barreiras de cidades, estados e até países, pode agregar valor com a produção de conteúdos e tornar a sua marca uma referência no mercado em que atua.
Quer saber como fazer tudo isso? Veja as estratégias de marketing disponíveis aqui no blog, assine nossa newsletter e continue navegando, pois tenho novidades diariamente!
Verdade, essas dicas reforçam minha opinião sobre ter empreendedorismo, é o empreendedorismo digital uma área que estou investindo minhas energias nos últimos tempos.