O principal objetivo de um briefing de criação é facilitar o trabalho do profissional de design e diminuir as chances dele ter que refazer o trabalho, atrasando a entrega e até mesmo frustrando o cliente.
Por isso, é necessário que nele conste todas as informações essenciais para o trabalho dos profissionais envolvidos na criação de peças, banner e outros trabalhos.
O problema é que, Sem entender muito bem o papel do briefing de criação, muitos colaboradores enchem o documento com informações irrelevantes, dificultando assim o processo de criação do designer.
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, trouxemos hoje cinco dicas para criar um excelente documento. Veja!
1. Antes de tudo: planeje-se
Antes mesmo de colocar todas as ideias no papel, é preciso planejamento para priorizar as tarefas e organizar as informações.
Além dos dados inseridos pelo cliente, um briefing eficiente também depende de pesquisas e análises feitas pela área de planejamento da agência. Por isso, descubra todos os concorrentes do seu cliente, bem como tudo o que já foi criado para ele (isso evita jobs iguais) e, claro, saiba todas as informações que se referem ao público do seu cliente para acertar no tom de voz e linguagem adequadas ao negócio em questão.
2. Conte a história da empresa
É impossível criar algo para alguma marca sem contar a história da mesma. Por isso, no briefing de criação é imprescindível entender tudo o que a empresa atenderá. O ideal é entender como a companhia foi criada, quais são seus valores, missão e o cenário atual do negócio. São essas informações que iniciarão o projeto e ajudarão a criar a marca deste negócio.
3. Defina os prazos
Nessa terceira dica, eu também citaria o assunto “orçamento”, porém, muitos clientes são sensíveis a esse tipo de abordagem e outros ainda acreditam que se informarem o orçamento disponível antes de saberem o valor do projeto, serão cobrados por preços excessivos. Por isso, conheça o perfil do seu cliente e veja se é necessário inserir essa informação no briefing de criação.
Tão importante quanto o orçamento, é o prazo. É muito importante que o cliente saiba quanto tempo demora para um trabalho ficar pronto. Existem casos em que a empresa precisa cumprir um determinado prazo por conta de algum evento e, por isso, antes de inserir uma estimativa, verifique se é possível ter algum tipo de flexibilidade quanto a isso. Mas, seja sempre realista e deixe claro se conseguirá atender ao prazo solicitado ou não.
4. Saiba quais são os materiais disponíveis
Informe-se sobre os materiais disponíveis que o seu cliente já tem: flyers, logotipo, landing pages, fotos de produtos e afins. Tudo o que pode ser útil ao trabalho da equipe vale a pena! Além disso, você poderá ter uma noção sobre o que a empresa está procurando, o que pretende mudar e o que é melhor manter. Caso ele não tenha nada disso, é hora de oferecer adicionais que contribuirão com o seu trabalho final.
5. Pergunte quais são as principais objeções
E por falar em saber sobre tudo o que pode ser útil ao seu trabalho, um briefing de criação completo também deve ter as objeções do cliente. Afinal, muito deles podem não saber assiduamente sobre design, mas eles conhecem de olhos fechados tudo o que oferecem. Por isso, pergunte o que o trabalho não pode ter de jeito nenhum. Isso poupará tempo e ainda dará um direcionamento sobre o projeto.
Um bom briefing de criação é essencial para qualquer projeto. Mas, para que ele realmente seja funcional, é preciso que tenha todas as informações que eu citei acima. Não deixe nada de fora: ideias, sugestões e insights colaboram (e muito) para a entrega de um bom material. Vale lembrar que um briefing mal feito, além de desperdiçar tempo, desperdiça também dinheiro!
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