A principal característica que deve estar presente no trabalho de quem quer mais produtividade é, sem dúvida, o foco no resultado. Sem foco não é possível se entregar totalmente a nenhuma atividade, e isso nada mais é do que um grande desperdício de potencial.
Manter o foco não é fácil para todos, mas cada um com certeza tem seu jeito de deixar as distrações de lado. Basta descobrir, e quem quer crescer na profissão precisa disso! Separei, neste artigo, algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.
1. Entenda sua organização
Organização é algo extremamente particular, mas o que eu posso garantir é que sem ela é muito mais fácil de você perder tempo com assuntos e trabalhos paralelos.
Procure novas formas de organizar suas tarefas e documentos, até descobrir qual é a sua maneira de trabalhar melhor. Faça um mapa mental e se organize.
Isso, sem dúvida, vai fazer a diferença em sua produtividade e te ajudar a focar menos em processos paralelos e truncados, como organizar planilhas desconexas, e mais nos resultados.
2. O foco no resultado começa fora do escritório
Quem realmente quer ter foco precisa entender que as atitudes para isso começam fora do ambiente de trabalho.
Dormir e se alimentar bem, ter momentos de descanso e até mesmo fazer pequenas pesquisas em casa, se o assunto realmente interessar, são boas maneiras de se manter sempre direcionado para os melhores resultados.
3. Trace metas
Sem definir metas profissionais é impossível ter noção do quanto deverá trabalhar para atingir o resultado esperado.
Divida os pontos principais do seu objetivo em pequenas parcelas, e aponte prazos para eles. Então, cumpra suas atividades de maneira a atender tais demandas.
Saber os próximos passos manterá você não só com foco no resultado, mas também em sinergia com os processos.
4. Busque motivação
Buscar resultado não é exatamente fácil na maioria das vezes. Existem casos, inclusive, que o resultado nem é de total interesse de quem está buscando, mas é necessário fazê-lo para atingir um objetivo.
O ideal é sempre procurar e manter a motivação para continuar em busca daquele resultado. É o salário? É o desejo em ver o projeto concretizado? É o prazer em trabalhar com a equipe? É a sua carreira e o futuro profissional? O que o motiva?
Pense nisso e reforce para si sempre que possível as razões pelas quais está lutando por aquilo.
5. Reconheça seus limites
Por mais esforço que você deposite em seus projetos e funções diárias, existirão momentos em que você simplesmente ficará cansado. Isso é normal, afinal, somos humanos.
Respeite isso e entenda a hora de parar. Entenda que existem sim alguns limites para nós e que, ainda que sua felicidade esteja refletiva no objetivo ao final de tudo, ela também precisa ser lembrada e aproveitada diariamente.
Além disso, seus limites servem para entender que existem, sim, pontos a melhorar que devem ser levados em conta. Otimize seu tempo, não deixe família e amigos de lado e entenda que, acima de tudo, a vida faz parte de todas as suas metas!
E aí? Você já coloca as dicas acima em prática? Confira mais artigos sobre empreendedorismo e trabalho aqui no Ignição Digital!
Amei as dicas. Vou leva-las para minha vida profissional sempre !