5 Dicas para Melhorar o seu Processo Comercial

Empresários de plantão, me digam por que vocês têm uma equipe de vendas? A resposta é óbvia, eu sei! Mas precisei fazer essa pergunta para lembra-los do quanto se atentar ao processo comercial de sua empresa é importante. Sem um bom desempenho dentro da equipe de vendas, dificilmente o negócio estará bem. É por esse motivo que hoje vou te dar 5 dicas para melhorar o seu processo comercial. Vamos lá?

1. Saiba o que é o processo comercial

Antes fazer correções, é preciso entender e saber no que você está mexendo. Portanto, saiba que o processo comercial é a série de ações que resultam na venda. Ou seja, é todo o caminho percorrido entre o lead e a conversão dele. Para exemplificar, dentro do processo comercial estão a prospecção, a negociação, o modelo de proposta comercial, entre outras ações.

2. Defina suas personas

Agora que você já conhece o básico, mãos à obra na criação da sua persona. Isto é, tenha a personificação do público para o qual você quer vender. Isso tornará o trabalho da sua equipe de vendas muito mais efetivo e persuasivo, já que, com uma ou mais personas, seus funcionários vão conhecer à fundo as pessoas com as quais eles estão lhe dando. Assim, seus vendedores ficam ocupados com quem tem maior probabilidade de fechamento.

3. Entenda a jornada do consumidor

Não cometa o erro de muitas empresas por aí! Não faça a equipe de vendas perder tempo oferecendo produtos ou serviços para alguém que não está no momento de compra. Para isso, te indico estudar o que é a jornada do consumidor. Quando você e sua equipe entender em qual momento o seu possível cliente está, vocês conseguirão aumentar a sua taxa de conversão de lead.

4. Tenha profissionais especializados

A penúltima dica que dou para melhorar seu processo comercial, é tentar trabalhar com profissionais especializados. Quando digo isso, me refiro a ter profissionais para cuidar de partes especificas do processo. Se for possível, você pode dividir a equipe entre aqueles que vão fazer o primeiro contato, para ver quais são os leads qualificados, e entre aqueles que vão finalmente vender os produtos e serviços.

5. Se atente à proposta comercial

E para que todo o esforço da equipe de vendas não vá por água abaixo, recomendo ter muito cuidado na elaboração das propostas comerciais. Esse é um dos pontos cruciais da venda porque consta todo o escopo dos serviços ou produtos que estão sendo oferecidos por sua empresa. Portanto, não cometa deslizes na finalização da venda e saiba como montar um bom modelo de proposta comercial.

Com essas dicas, tenha certeza de que o seu processo comercial vai melhorar muito. Então aproveite que está por aqui e assine a nossa newsletter. Ela vai te ajudar a conhecer outras sacadas importantes para o seu negócio!

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